Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10118
Título: O tempo envelhece depressa: literatura e ensino de História
Autor(es): Costa, Rosimere Oliveira da
Palavras-chave: Ensino de História
Literatura
Interdisciplinaridade
Data do documento: 18-Mai-2016
Resumo: O artigo em questão é um estudo acerca da utilização da literatura no ensino de História. Para tanto, baseia-se na obra literária O Tempo envelhece depressa, do escritor italiano Antonio Tabucchi. A proposta é compreender que o ensino de História pode ser dinâmico e reflexivo quando dialoga com a literatura. O artigo tem como objetivo geral mostrar as contribuições que esta obra literária oferece para o ensino de História e para a compreensão de mundo dos alunos. Nesta pesquisa, foram trabalhados conceitos como tempo, memória e velhice. A partir de autores como Halbwachs (2003) e Simson (2000), foi possível discutir o que é a memória e os dilemas que ela enfrenta na atualidade. Barros (2011), Reis (1994) e Beauvoir (1990) trouxeram compreensões a respeito da complexa noção do tempo e da velhice, contribuindo, assim, para tornar a discussão destes conceitos possível nas aulas de História, quer sejam do ensino fundamental, quer sejam do ensino médio. A pesquisa foi desenvolvida por meio da leitura de autores literários, historiadores, sociólogos e educadores. Dessa forma, trata-se de um artigo inteiramente bibliográfico, que analisa os conflitos entre História e Literatura no campo historiográfico. Além disso, oferece noções de tempo, memória e velhice tendo como suporte a obra O Tempo envelhece depressa, bem como apresenta o ensino de História e suas novas fontes e metodologias, entre as quais se destaca o fazer literário.
Descrição: COSTA. R. O da. O tempo envelhece depressa: literatura e ensino de História. 2016. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10118
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosimere Oliveira da Costa.pdf6.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.