Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10120
Título: As vozes da cidade: a apresentação da mulher e participação política na ditadura militar em Campina Grande – PB 1970 - 1980
Autor(es): Costa, Emanuelle Sampaio da
Palavras-chave: Memória
Mulher
Ditadura militar
Campina Grande
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: As mulheres, por muito tempo, reivindicaram a sua participação política e social. Elas saíram do âmbito privado para o público iniciando uma trajetória de luta por seus direitos. Estas, foram por séculos, relegadas como sujeito histórico, e só atualmente é que estão ganhando espaço nas produções acadêmicas, em debates, em livros, entre outras esferas públicas. Nesta pesquisa, propomos trabalhar o tema sobre a participação política e social da mulher campinense na Ditadura Militar. A presente pesquisa traz reflexões acerca da temática da mulher, enfatizando a sua participação social e política na oposição ao regime militar brasileiro, na cidade de Campina Grande – PB. Nosso objetivo é relatar a participação da mulher na militância política na Ditadura militar brasileira, ao expor como ela se propôs combater contra o sistema de opressão, sempre considerando seus ideais. Falaremos, também, sobre a mulher enquanto sujeito histórico, ao utilizar o campo da história cultural, o qual nos permite uma pluralização, no sentido de dialogar com outros campos do saber. Desse modo, além da história, na análise do objeto de investigação, abordaremos o discurso de mulheres professoras refletidos em suas memórias sobre o período militar em Campina Grande. O trabalho utilizou de teorias de estudiosos como Michel Foucault (1979), Joan Scott (1995), Halbwachs (2004), Jacques Le Goff (1984), Michael Pollak (2004), entre outros. Para elaboração do trabalho, recorremos à história oral, por meio de entrevistas realizadas com professoras que vivenciaram o período de repressão no Brasil. Além da história oral, utilizamos de um periódico local de circulação na referida época, o jornal Diário da Borborema. Consideramos que em Campina Grande, muitas mulheres se destacaram na história da cidade, vista à luz do período militar por sua luta em oposição ao regime ditatorial, em oposição ao sistema ditatorial. Portanto, se torna significativo registrar a memória dessas mulheres no desejo de validar a importância histórica de suas vivências para o campo dos estudos sobre mulher e memória.
Descrição: COSTA, E. S. da. As vozes da cidade: a apresentação da mulher e participação política na ditadura militar em Campina Grande – PB 1970 - 1980. 2016. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10120
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emanuelle Sampaio da Costa.pdf10.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.