Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10121
Título: Nas tecituras do poder: a construção da “boa imprensa” através das cartas pastorais por Dom Adaucto de Miranda na Paraíba - (1890-1928)
Autor(es): Nascimento, Bruna Cristina Lima
Palavras-chave: Igreja
República
Poder
Data do documento: 10-Jun-2016
Resumo: Com o advento da República em 1890, o cenário político social passara por transformações significativas. Destaca-se, pois, nessa pesquisa, a separação do Estado e a Igreja, com a implantação do Estado Laico no Brasil. Essas mudanças de caráter político religioso mexeram com as estruturas da Igreja Católica, a qual teve que se adaptar as modificações em que o país estava passando. É dentro desse cenário político da Primeira República (1890-1930), que a construção do meu artigo se insere, trazendo para o Estado da Parayba do Norte, a partir da utilização das fontes impressas como jornais e cartas pastorais. Procuramos saber através do personagem do Dom Adaucto de Miranda Henrique primeiro bispo e arcebispo da Parayba do Norte, como foi a adaptação da Igreja a esse novo cenário político? Como a Igreja reagiu? E, quais foram suas armas para combater os ideais que vinham de encontro à doutrina eclesiástica? A metodologia utilizada foi a leitura das cartas e jornais pastorais publicados pela própria imprensa católica assim como publicações de outros jornais de circulação da época dentro do Estado. Para dá suporte teórico metodológico, foi feito uso de leituras complementares da historiografia brasileira.
Descrição: NASCIMENTO, B.C.L. Nas tecituras do poder: a construção da “boa imprensa” através das cartas pastorais por Dom Adaucto de Miranda na Paraíba - (1890-1928) 2016. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10121
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruna Cristina Lima Nascimento.pdf12.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.