Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10124
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barros, Raquel Pirangi | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-15T15:25:31Z | - |
dc.date.available | 2016-06-15T15:25:31Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-25 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10124 | - |
dc.description | BARROS, R. P. Leitura e escrita no espaço das salas multisseriadas: reflexões de uma escola do campo em Alagoa Nova - PB. 2016. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Atualmente, no contexto educacional, muito se fala sobre a produção da leitura e escrita, além da necessidade de formar um leitor proficiente no contexto escolar e social, e que tenha competência na escrita. Sabemos que é desafiador para os professores incentivar seus alunos a ler e escrever por prazer. Esta é uma ação que exige dos docentes e necessita do interesse dos alunos envolvidos. Nesse sentido, faz-se necessário abordar a leitura e a escrita como práticas pedagógicas e discutir acerca das dificuldades que permeiam o ensino-aprendizagem a partir destas perspectivas. Objetivamos compreender as práticas de leitura e escrita dos alunos do 4º e 5º anos em uma turma multisseriada de uma escola pública municipal da Zona Rural da cidade de Alagoa Nova-PB. Nossa proposta é discutir sobre as práticas de leitura e escrita no ambiente escolar na realidade de uma turma multisseriada de uma escola rural. Utilizamos como referencial teórico os trabalhos desenvolvidos por Ariès (1981), que discute questões referentes à cultura da infância; Bresson (2001), que traz abordagens sobre a escrita; Soares (2009), quando aborda a questão da alfabetização e do letramento; Ferreira e Brandão (2011), que discutem a educação do campo. Como abordagem metodológica, utilizamos a pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Os instrumentos de pesquisa foram questionários com os alunos do 4º e 5º anos e entrevistas com a docente desta turma e a gestora escolar. Fizemos também observações das aulas da professora. Posteriormente, transcrevemos as entrevistas e analisamos os questionários. Este trabalho nos possibilitou compreender os desafios e as dificuldades referentes à leitura e à escrita enfrentadas pela docente e alunos na realidade das salas de aula multisseriadas e a maneira que ela busca para enfrentar os diversos dilemas presentes em seu cotidiano de trabalho. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Patrícia Cristina de Aragão Araújo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Turma multisseriada | pt_BR |
dc.title | Leitura e escrita no espaço das salas multisseriadas: reflexões de uma escola do campo em Alagoa Nova - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Raquel Pirangi Barros.pdf | 28.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.