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dc.contributor.authorSilva, Marylane Barbosa da-
dc.date.accessioned2016-06-15T15:27:39Z-
dc.date.available2016-06-15T15:27:39Z-
dc.date.issued2016-05-16-
dc.identifier.otherCDD 372.24-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10127-
dc.descriptionSILVA, M. B. da. A importância da mediação no processo de ensino aprendizagem na educação infantil. 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo averiguar como acontece a mediação pedagógica no processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil. A abordagem metodológica foi referenciada numa pesquisa qualitativa. As técnicas para coleta de dados foram: a entrevista e a observação. Para entendermos o conceito de mediação nos fundamentamos na teoria HistóricoCultural, pois ela afirma que o desenvolvimento das funções psicológicas superiores é mediado pelos signos e instrumentos. A criança internaliza as experiências apresentadas pela cultura pertencente, com isso ela reconstrói a ação observada externamente e consegue estruturar seus processos mentais. Vygotski não descarta os fatores biológicos no desenvolvimento do indivíduo, mas ratifica a importância dos fatores sociais, são estes que fornecem os instrumentos ou signos para mediar a relação do individuo com o meio social, e também ajudam na constituição dos processos psicológicos. Percebemos que o comportamento da criança recebe influência do meio social, dos objetos, da cultura à qual está inserida. A mesma aprende mais com as experiências dos indivíduos que são compartilhadas, através da interação entre ambos. Mostramos que o conceito de ZDP criado pelo autor evidencia que a zona de desenvolvimento real, refere-se à capacidade de a criança realizar uma atividade sozinha, um desenvolvimento já alcançado. Enquanto que a zona de desenvolvimento proximal refere-se à capacidade de realizar uma atividade com a ajuda de outros como: o professor e o colega de classe. Os achados demonstraram que os professores reconhecem a importância da mediação no processo de ensino/aprendizagem na Educação Infantil. Uma das professoras apresentou uma fala contraditória com sua prática, na entrevista, ela relatou que usa a teoria de Vygotski e a de Piaget em sala de aula, mas, a partir da técnica de observação, notamos que ela faz uso da mediação, que é um dos conceitos principais da teoria HistóricoCultural. Nesse sentido, percebemos que algumas professoras tentam unificar as duas teorias, mas é preciso ressaltar que essas teorias possuem abordagens diferentes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Maria da Guia Rodrigues Rasiapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTeoria histórico-culturalpt_BR
dc.subjectMediação pedagógicapt_BR
dc.subjectZona de Desenvolvimento Proximal - ZDPpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleA importância da mediação no processo de ensino aprendizagem na educação infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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