Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10129
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Ana Paula Martins-
dc.date.accessioned2016-06-15T15:28:38Z-
dc.date.available2016-06-15T15:28:38Z-
dc.date.issued2016-05-24-
dc.identifier.otherCDD 372.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10129-
dc.descriptionCOSTA, A. P. M. Alfabetizar letrando: um relato de experiência na alfabetização. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho aqui proposto é um relato de experiência vivenciada no Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), com uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de Queimadas-PB. Para tanto, analisamos o conceito de alfabetização e letramento, coleta de dados a partir de uma entrevista aplicada com uma professora da alfabetização da Escola Tertuliano Maciel, bem como desenvolvimento da sequência didática que elaboramos durante os estudos do PNAIC. Portanto, temos como referencial teórico: Soares (1998; 1999; 2001; 2003; 2011); Moraes (2005); Melo, Rocha & Campos (2010); Melo & Rocha (2009); Ferreiro (2001); Freire (1992; 1996); Kramer (2010); Smith (1999). Desta forma, objetivou-se alfabetizar letrando, ou seja, fazer uso social da leitura e da escrita, proporcionando as crianças o contato com o gênero textual poema. Essa experiência surgiu a partir de estudos do componente curricular Concepção e Metodologia da Alfabetização, explicitando a importância e a relação entre alfabetização e letramento nas práticas de ensino. Conclui-se com este estudo que o uso social do letramento em sala de aula do 1º ano dos Anos Iniciais é de suma importância para a prática de professores alfabetizadores e que muitos estudos ainda deverão ser realizados a respeito da alfabetização e do letramento, pois temos consciência de que o trabalho com a linguagem deve ser mergulhado em contextos letrados.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Carlos da Silva Cirinopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectProfessor alfabetizadorpt_BR
dc.titleAlfabetizar letrando: um relato de experiência na alfabetizaçãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula Martins Costa.pdf11.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.