Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10129
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Ana Paula Martins | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-15T15:28:38Z | - |
dc.date.available | 2016-06-15T15:28:38Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-24 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10129 | - |
dc.description | COSTA, A. P. M. Alfabetizar letrando: um relato de experiência na alfabetização. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho aqui proposto é um relato de experiência vivenciada no Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), com uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de Queimadas-PB. Para tanto, analisamos o conceito de alfabetização e letramento, coleta de dados a partir de uma entrevista aplicada com uma professora da alfabetização da Escola Tertuliano Maciel, bem como desenvolvimento da sequência didática que elaboramos durante os estudos do PNAIC. Portanto, temos como referencial teórico: Soares (1998; 1999; 2001; 2003; 2011); Moraes (2005); Melo, Rocha & Campos (2010); Melo & Rocha (2009); Ferreiro (2001); Freire (1992; 1996); Kramer (2010); Smith (1999). Desta forma, objetivou-se alfabetizar letrando, ou seja, fazer uso social da leitura e da escrita, proporcionando as crianças o contato com o gênero textual poema. Essa experiência surgiu a partir de estudos do componente curricular Concepção e Metodologia da Alfabetização, explicitando a importância e a relação entre alfabetização e letramento nas práticas de ensino. Conclui-se com este estudo que o uso social do letramento em sala de aula do 1º ano dos Anos Iniciais é de suma importância para a prática de professores alfabetizadores e que muitos estudos ainda deverão ser realizados a respeito da alfabetização e do letramento, pois temos consciência de que o trabalho com a linguagem deve ser mergulhado em contextos letrados. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Carlos da Silva Cirino | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Professor alfabetizador | pt_BR |
dc.title | Alfabetizar letrando: um relato de experiência na alfabetização | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ana Paula Martins Costa.pdf | 11.54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.