Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10141
Título: Análise estatística de um experimento aninhado com uma aplicação em dados de algodão
Autor(es): Albuquerque, Adrícia Mirelly Marques de Oliveira
Palavras-chave: Experimento hierárquico
Componente de variância
Algodão
Delineamento Experimental
Data do documento: 22-Abr-2016
Resumo: Objetivou-se, com esta pesquisa, investigar o efeito de genótipos e fornecedores sobre as características tecnológicas da fibra de algodão. As variáveis estudadas foram: comprimento da fibra (milímetros), percentagem de fibra (%) e resistência da fibra (grama força /tex). O experimento foi conduzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA ALGODÃO, na safra 2014/2015, a qual cedeu dados de um experimento aninhado para dados balanceados em que os fatores foram: quatro fornecedores onde cada um nos fornece quatro genótipos e de cada genótipos retiramos quatro repetições. Os dados foram aplicados em dois modelos, misto e aleatório, onde foi utilizado o método da análise da variância para ambos os modelos e também o teste de Tukey apenas no modelo misto, dado o fator principal fixo. Além disso, foram realizados estudos da análise de resíduos. Assim sendo, verificou-se, em ambos os modelos, que não houve diferença significativa para as variáveis respostas comprimento de fibra e resistência da fibra. No entanto, a variável percentagem de fibra apresentou diferença significativa entre os fornecedores.
Descrição: ALBUQUERQUE, A. M. M. de O. Análise estatística de um experimento aninhado com uma aplicação em dados de algodão. 2016. 34f. Monografia (Especialização em Estatística Aplicada)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10141
Aparece nas coleções:I - EA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adrícia Mirely Marques de Oliveira Albuquerque.pdfPDF - Adrícia Mirely Marques de Oliveira Albuquerque1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.