Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10146
Título: Uso de modelos lineares generalizados para avaliar táticas de manejo no controle do tripes do prateamento na cultura do amendoim
Autor(es): Maciel, Luzidark Alves
Palavras-chave: Enneothrips flavens Moulton
Delineamento
Modelo linear generalizado
Data do documento: 20-Abr-2016
Resumo: A produção de amendoim é influenciada por fatores como clima, cultivares, práticas culturais e insetos (pragas), sendo que o ataque das pragas causa injúrias à cultura que vão desde a alimentação ocasional até a destruição da planta. Entre as pragas que atacam a cultura, o tripes do prateamento Enneothrips flavens Moulton pode ser considerada a mais importante. Os modelos lineares generalizados são uma extensão dos modelos normais lineares. A ideia básica consiste em abrir um várias opções para a distribuição da variável resposta, permitindo que a mesma pertença a família exponencial de distribuições, bem como da maior flexibilidade para a relação funcional entre a média da variável resposta e o preditor linear. O trabalho teve por objetivo avaliar diferentes efeitos de táticas de manejo do tripes do prateamento e seus reflexos na produtividade em amendoim de crescimento rasteiro. O delineamento utilizado foi de blocos casualizados em esquema de parcelas subdivididas no tempo, com 77 tratamentos e 4 repetições. Utilizou-se uma escala de notas para quantificar os sintomas de injúrias causadas pelos tripes às plantas. O modelo que se ajustou melhor aos dados foi o Quase- Poisson.
Descrição: MACIEL, L. A. Uso de modelos lineares generalizados para avaliar táticas de manejo no controle do tripes do prateamento na cultura do amendoim. 2016. 35f. Monografia (Especialização em Estatística Aplicada)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10146
Aparece nas coleções:I - EA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luzidark Alves Maciel.pdfPDF - Luzidark Alves Maciel788.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.