Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10147
Título: Avaliação do IDEB municipal de Campina Grande por um modelo multinível bayesiano
Autor(es): Silva, Aline Carla da
Palavras-chave: Inferência bayesiana
Regressão multinível
IDEB
Análise de agrupamento
Data do documento: 20-Abr-2016
Resumo: A partir dos dados oficiais retirados do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), que diz respeito ao Indice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de escolas municipais de Campina Grande em 2013, realizamos uma Análise de Agrupamento para separar as observações com características semelhantes e dividi-las em grupos e uma Análise de Regressão Linear Múltipla com a técnica Stepwise para a seleção de variáveis significativas do modelo. Em cada grupo distinto foi selecionado um modelo de Regressão Multinível com Inferência Bayesiana nos parâmetros utilizando o método Backward, a fim de estimar parâmetros e encontrar um melhor modelo, para cada grupo, que aumente o valor do IDEB. Para isto, foram utilizados os Softwares RStudio e OpenBUGS. A partir dos resultados obtidos observa-se que um modelo com 6 parâmetros é suficiente para alcançar o objetivo em questão.
Descrição: SILVA, A. C. da. Avaliação do IDEB municipal de Campina Grande por um modelo multinível bayesiano. 2016. 65f. Monografia (Especialização em Estatística Aplicada)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10147
Aparece nas coleções:I - EA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alice Carla da Silva.pdfPDF - Alice Carla da Silva2.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.