Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10151
Título: Entre o pedreiro e a geometria: Um estudo etnomatemático na cidade de Sumé – Paraíba
Autor(es): Feitoza, Camila dos Santos Batista
Palavras-chave: Etnomatemática
Matemática dos pedreiros
Conhecimento matemático informal
Geometria
Data do documento: 20-Mai-2016
Resumo: O objetivo deste trabalho consiste em investigar os procedimentos utilizados por pedreiros na solução de situações que envolvem a geometria na cidade de Sumé-PB. A motivação para esta investigação está ancorada nos escritos de D´Ambrósio e seu programa de pesquisa, a Etnomatemática que reconhece a presença do conhecimento matemático nos espaços culturais diversos. Assim os dados coletados tinham por objetivo responder a questão norteadora do presente estudo: Quais os procedimentos utilizados por pedreiros na solução de situações que envolvem conceitos geométricos? Para responder essa pergunta, utilizamos como referência D´Ambrosio (1987), Paulus Gerdes (1991), dentre outros. Desenvolvida como uma pesquisa qualitativa conforme Bogdan e Biklen (1994) e tipificada como pesquisa de campo no sentido de Fiorentini e Lorenzato (2006). Utilizamos como instrumentos de coleta de dados o diário de campo e entrevista. Participaram da pesquisa dois pedreiros da cidade Sumé - PB, com uma faixa etária de 50 anos. Os resultados mostram que estes profissionais aplicam os saberes de natureza matemática particular, de forma prática e intuitiva.
Descrição: FEITOZA, C. dos S. B. Entre o pedreiro e a geometria: Um estudo etnomatemático na cidade de Sumé – Paraíba. 2016. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10151
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camila dos Santos Batista Feitoza.pdfPDF - Camila dos Santos Batista Feitoza1.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.