Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10154
Título: Diagnóstico acerca do descarte de medicamentos no município de Nova Palmeira – PB
Autor(es): Mendonça, Jaylanne Medeiros de
Palavras-chave: Descarte de medicamentos
Contaminação ambiental
Resíduos tóxicos
Saúde pública
Data do documento: 24-Mai-2016
Resumo: No Brasil, não existe uma legislação específica para o descarte de medicamentos. Os remédios fora do prazo de validade devem ser entregues em locais autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), tais como, postos de saúde e vigilâncias municipais. O descarte de medicamentos vencidos continua sendo uma preocupação para saúde pública, pois podem ser considerados resíduos tóxicos, dependendo do grau de toxicidade podem causar danos ao meio ambiente. O descarte inadequado dos resíduos sólidos dos serviços de saúde pela população pode gerar passivos ambientes de diferentes magnitudes. Estes resíduos quando em contato com o solo e a água, podem causar contaminação que mesmo em uma rede de tratamento de esgoto poderão não ser eliminados completamente. O objetivo desse trabalho foi analisar e fazer um diagnóstico acerca da forma de descarte de medicamentos residenciais vencidos e/ou em desuso, no município de Nova Palmeira no Estado da Paraíba. A coleta foi realizada no período de fevereiro a abril de 2016. Foi possível observar que 97% dos entrevistados descartam os medicamentos de modo inadequado, sendo jogados no lixo comum ou no vaso sanitário. Dos medicamentos analisados, os antibióticos são os mais descartados pelos entrevistados. Em relação ao conhecimento dos locais de descarte, esse mesmo percentual de entrevistados, disseram não ter o conhecimento da forma correta e nem saber o quanto os medicamentos são prejudiciais ao meio ambiente. A forma de descarte dos produtos farmacêuticos pode gerar impacto na saúde e no ambiente. Se o município implementar projetos de orientação à população com relação ao descarte correto das medicações, haverá uma conscientização dos mesmos contribuindo com a redução de diversos impactos ambientais.
Descrição: MENDONÇA, J. M. de. Diagnóstico acerca do descarte de medicamentos no município de Nova Palmeira – PB. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10154
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jaylanne Medeiros de Mendonça.pdfPDF - Jaylanne Medeiros de Mendonça838.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.