Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10159
Título: Uma investigação sobre o ensino de funções a partir do software dinâmico GeoGebra
Autor(es): Silva, Edson Diego Nascimento da
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Tecnologias educacionais
GeoGebra
Funções
Data do documento: 23-Mai-2016
Resumo: Esse trabalho de conclusão de curso trata-se de uma investigação sobre o ensino de funções através do uso das TICs - Tecnologias da Informação e Comunicação, onde tivemos o propósito de aplicar uma abordagem que pudesse mostrar as potencialidades existentes para o ensino de Matemática em sala de aula. Especificamente, nosso objetivo foi o de realizar um estudo comparativo tendo o software dinâmico GeoGebra como nosso principal recurso. O nosso campo de investigação foi uma turma do 1º ano do Ensino Médio de uma escola estadual, localizada na Cidade de Esperança-PB, que serviu para nosso estudo de caso. Nossa abordagem foi realizada em dois encontros sendo dividida em quatro momentos: 1- Revisão de forma tradicional; 2- Construção de quadros com ideias e conceitos; 3- Sequência didática com o software GeoGebra e aplicação de questionário e 4- Construção de novos quadros com ideias e conceitos. Foi possível perceber após a realização de nossa investigação e a análise comparativa dos quadros produzidos, que a construção dos conceitos sobre funções foi ampliada, um maior interesse dos alunos em relação ao estudo do conteúdo foi notório, bem como a motivação dos mesmos perante uma aula diferenciada, com uma perspectiva mais dinâmica e interativa com o auxilio da TIC em questão, em um ambiente para eles até então desconhecido, o laboratório de informática da escola.
Descrição: SILVA, E. D. N. da. Uma investigação sobre o ensino de funções a partir do software dinâmico GeoGebra. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10159
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edson Diego Nascimento da Silva.pdfPDF - Edson Diego Nascimento da Silva1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.