Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10160
Título: Análise de Fourier e a transformada de Laplace
Autor(es): Lacerda, José Hélio Henrique de
Palavras-chave: Análise de Fourier
Transformada de Laplace
Equações diferenciais
Funções
Data do documento: 27-Mai-2016
Resumo: Com o intuito de avançar em uma linha de pesquisa voltada para a Matemática pura e aplicada, visando, em estudos posteriores, a resolução de Equações Diferenciais Parciais (EDP), o presente trabalho objetiva um estudo introdutório de dois métodos utilizados na resolução destas equação eles: a Análise de Fourier e a Transformada de Laplace. Contudo, não demos ênfase à resolução das EDPs, mas, as propriedades inerentes à Série e Transformada de Fourier e à Transformada de Laplace. Para tanto é necessária a introdução de certos conceitos matemáticos, bem como a justificativa de alguns teoremas. Porém, para que o texto não se tornasse demasiadamente ex- tenso, omitimos parte destas justificativas, mas desde já destacamos que indicamos as referências onde as mesmas podem ser encontradas. Nossa proposta central é buscar compreender onde e como estão alicerçadas tais teorias, em especial as de Fourier, as quais estudamos com maiores detalhes, tendo em vista que, apesar destas terem muitas aplicações na Física, Engenharia e diversas outras áreas, são pouco abordadas nos cursos de licenciatura e acreditamos ser importante que o estudante de Matemática tenha pelo menos um pouco deste conhecimento para que assim possa ampliar o leque de possibilidades de ingressar nas áreas de pesquisas científicas. Para melhor entendimento e coesão dos conceitos, dividimos este trabalho em três capítulos; no primeiro abordamos alguns conceitos básicos que são utilizados no decorrer do trabalho; no segundo estudamos a Série de Fourier e no terceiro as Transformadas de Fourier e de Laplace, além de algumas aplicações destas.
Descrição: LACERDA, J. H. H. de. Análise de Fourier e a transformada de Laplace. 2016. 104f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10160
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Hélio Henrique de Lacerda.pdfPDF - José Hélio Henrique de Lacerda2.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.