Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10165
Título: Desenvolvimento e validação de metodologia bioanalítica para identificação de bromazepam em amostras de urina utilizando CLAE
Autor(es): Costa, Aleska Maria Pereira da
Palavras-chave: Bromazepam
Intoxicações medicamentosas
Cromatografia líquida
Data do documento: 16-Mai-2016
Resumo: Intoxicações medicamentosas constituem um problema de ordem social, pois enfrentamos atualmente um consumo indiscriminado de medicamentos pela população global. Esse fato leva a grandes índices de intoxicações, que geram efeitos nocivos à saúde e ocasionam altos custos aos hospitais, além de superlotá-los. Há uma necessidade de metodologias analíticas validadas, precisas e rápidas, capazes de identificar e quantificar os fármacos causadores da intoxicação, para evitar maiores complicações, e ajudar no êxito do tratamento da intoxicação. A identificação e determinação de fármacos em amostras biológicas, tais como plasma e urina, em baixas faixas de concentração, são em sua maioria baseadas em extrações líquido-líquido e seguidas de determinação cromatográfica. A Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (Clae) é um método físico-químico de separação muito empregado nessa identificação. O presente trabalho teve por objetivo desenvolver e validar uma metodologia robusta e capaz de identificar bromazepam em amostras de urina de pacientes intoxicados, visto ser o segundo medicamento mais consumido no Brasil no período de 2007 a 2010. As amostras foram preparadas e processadas por extração líquido-líquido, identificadas e quantificadas por Clae, e as etapas de validação da metodologia analítica seguiram as recomendações estabelecidas pela Agência Nacional de vigilância Sanitária (Anvisa). O método proposto mostrou-se seletivo; linear, com um coeficiente linear de 0,9966; com precisão e exatidão satisfatórias e dentro dos padrões de variação permitidos, bem como o método foi considerado robusto de acordo com as Resoluções nº 899/2003 e n° 27/2012 ambas da Anvisa.
Descrição: COSTA, A. M. P. da. Desenvolvimento e validação de metodologia bioanalítica para identificação de bromazepam em amostras de urina utilizando CLAE. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10165
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aleska Maria Pereira da Costa.pdfPDF - Aleska Maria Pereira da Costa1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.