Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10166
Título: Análise do perfil glicídico de idosos atendidos em um laboratório clínico privado na cidade de Campina Grande – PB
Autor(es): Lins, Sarah Pereira
Palavras-chave: Idoso
Glicemia
Controle glicêmico
Diabetes mellitus
Data do documento: 19-Mai-2016
Resumo: Os idosos são aqueles que apresentam a maior gama de patologias e recebem o maior número de medicamentos quando comparados a outros grupos de pacientes. Alterações nas funções cognitivas, redução dos hormônios contrarregulatórios e redução do glicogênio hepático são alterações que ocorrem devido ao envelhecimento, e que evidenciam que esta população possui particularidades que demonstram que cuidados e considerações especiais sejam mais enfatizados em estudos sobre o diabetes mellitus (DM). Um bom controle glicêmico é fundamental para a melhora na qualidade de vida do diabético. Este trabalho teve como objetivo avaliar os valores de glicemia em jejum, hemoglobina glicada e glicemia média estimada dos idosos atendidos no Centro de Hematologia e Laboratório de Análises Clínicas Ltda – Hemoclin. Foram coletados os dados de 634 pacientes, sendo 439 (69%) do gênero feminino e 195 (31%) do gênero masculino a partir de 60 anos de idade atendidos entre os meses de março a junho de 2015. Classificados em normais, pré-diabéticos e diabéticos além do número de pacientes nas faixas etárias de idosos (60-79 anos) e mais idosos (maior que 80 anos). Com isso ressalta-se a importância do controle glicêmico especialmente em pacientes mais idosos já que a diferença do entre os gêneros feminino e masculino mostrou-se insignificante.
Descrição: LINS, S. P. Análise do perfil glicídico de idosos atendidos em um laboratório clínico privado na cidade de Campina Grande – PB. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10166
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sarah Pereira Lins.pdfPDF - Sarah Pereira Lins546.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.