Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10170
Título: Efeitos da inoculação de fungos micorrízicos arbusculares na produção de mudas de sabiá
Autor(es): Araújo, Raisa Nóbrega de
Palavras-chave: Fungos
Mudas de sabiá
Micorriza arbucular
Fungo micorrízico arbucular
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: As mudas associadas aos fungos micorrízicos arbusculares (FMA) apresentam mudanças nutricionais e metabólicas que são refletidas de forma favorável no seu crescimento e tolerância a diversos ambientes. O objetivo central deste trabalho constitui avaliar parâmetros biométricos e fisiológicos na produção de mudas de sabiá em resposta à inoculação de FMA. Para isso foram produzidas mudas de sabiá inoculadas com FMA e sem inoculação. Avaliações de parâmetros biométricos e fisiológicos das mudas foram conduzidas por medidas diretas. Foi observado que as mudas micorrizadas apresentaram valores superiores ao das mudas não inoculadas, para os parâmetros biométricos (altura, comprimento, diâmetro do colo do caule, número de folhas, massa de matéria fresca da parte radicular) e, com relação as avaliações fisiológicas, constatou-se que as plantas micorrizadas regularam de forma mais eficiente a abertura e fechamento dos estômatos, resultando em maior eficiência do uso da água por apresentar menor taxa de transpiração.
Descrição: ARAÚJO, R. N. de. Efeitos da inoculação de fungos micorrízicos arbusculares na produção de mudas de sabiá. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10170
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raísa Nóbrega de Araújo.pdfPDF - Raísa Nóbrega de Araújo673.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.