Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10175
Título: Desertificação ocasionada por ações antrópicas nas terras ao oeste do município de Campina Grande – PB
Autor(es): Brito, Maria Betânia Guimarães
Palavras-chave: Desmatamento
Impactos ambientais
Desertificação
Ações antrópicas
Data do documento: 18-Mar-2016
Resumo: O ser humano, durante a sua trajetória histórica, estabeleceu a ocupação e o uso espacial da terra utilizando os recursos naturais renováveis e não renovável, basicamente interessado na sua própria sobrevivência. Ao longo dos tempos, passou a adotar um comportamento predatório em relação à natureza, legando-nos o mundo em que vivemos hoje: caótico, desarmônico, desequilibrado e ambientalmente doente. Um dos danos causados ao meio ambiente muito crescente é o desmatamento, que indiscriminadamente está provocando a degradação do solo e a extinção de espécies. A caatinga é vegetação que cobre a mai or parte da área com clima semiárido da região Nordeste do Brasil, é uma das regiões que mais se pode perceber a degradação ambiental. Baseando-se nessa degradação ambiental esta pesquisa visa avaliar os impactos ambientais ocasionados por ações antrópicas sobre as terras ao oeste do Município de Campina Grande - pb. A metodologia utilizada envolveu visitas nos períodos de 2013 e 2014, onde se observou as modificações ambientais geradas pela atividade antrópica sobre o ambiente, como registro fotográfico da área estudada e aplicação de questionário á agricultores, bem como pesquisa bibliográfica em artigos de periódicos especializados e livros, pesquisa de campo com o intuito de diagnosticar a relação entre impactos ambientais e a ação antrópica. Os resultados quantitativos, foram analisados estatisticamente e expresso em porcentagem, através do programa de planilhas no Office Excel versão 12.0. Foram identificados 77% dos agricultores afirmaram que tem conhecimento sobre o acentuado grau de dissertação que ocorrem na área de estudo.Sendo o maior impacto da desertificação da região foi a queda da produção agrícola com 60% solo pobre e falta d água com 33% solo pobre e erosão. Aliado a isso, com relação à flora existe um alto índice de risco em perigo de extinção das plantas Aroeira, Baraúna e Jurema Preta que somam 77%, na fauna o Canário e o azulão são os pássaros de maior risco de extinção. O Município de Campina Grande apresenta-se em um processo de desertificação bastante adiantado. Os estudos apontam que essas áreas se encontram seriamente comprometidos, em estado bastante avançado de degradação, em função da intensa ação antrópica aliada a grand e retirada de material para construção civil, realizada de forma indiscriminada aumentando, a vulnerabilidade dessas áreas. O alto índice de degradação das áreas estudadas deve ser tomado como um alerta pelas autoridades competentes, tanto na esfera municipal, estadual e federal, para que medidas mitigadoras urgentes sejam tomadas.
Descrição: BRITO, M. B. G. Desertificação ocasionada por ações antrópicas nas terras ao oeste do município de Campina Grande – PB. 2016. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10175
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Betânia Guimarães Brito.pdfPDF - Maria Betânia Guimarães Brito1.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.