Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10177
Título: Representações sociais sobre adoção convencional e adoção tardia: Um estudo com postulantes
Autor(es): Albuquerque, Leonam Amitaf Ferreira Pinto de
Palavras-chave: Adoção convencional
Adoção tardia
Representações sociais
Data do documento: 19-Mai-2016
Resumo: A Adoção convencional e a Adoção tardia são modalidades distintas de Adoção, que em meio às semelhanças jurídicas, apresentam diferenças significativas quanto às preferências dos postulantes na escolha do perfil adotivo pretendido da criança ou adolescente. Enquanto a Adoção convencional constitui um processo amplamente difundido na sociedade, sendo mais escolhida por aqueles que desejam adotar, a Adoção tardia, apesar de compartilhar dos mesmos direitos da modalidade tradicional, caracteriza-se por ser pouco divulgada, o que a torna menos preferida e até mesmo desconhecida pelos postulantes. Sob esses aspectos, estabeleceu-se como objetivo desse trabalho apreender e analisar as representações sociais sobre Adoção convencional e Adoção tardia, construídas por postulantes à adoção da Vara Cível da Infância e Juventude de Campina Grande – Pb. Esse estudo embasou-se, teoricamente, nos princípios da Teoria das Representações Sociais, enquanto sistema de crenças, significados e concepções compartilhados entre os sujeitos sociais e passíveis de investigação científica. Trata-se de um estudo de campo, de caráter qualitativo e exploratório, no qual, os participantes foram selecionados por conveniência e acessibilidade e entrevistados sob a Técnica de Entrevista em Profundidade. As entrevistas, cuja quantidade foi delimitada conforme o critério de saturação, foram literalmente transcritas e, em seguida, submetidas aos procedimentos da Análise Temática de Conteúdo, proposta por Bardin. A partir da análise dos resultados encontrados, percebeu-se que a construção das representações sociais sobre Adoção convencional e Adoção tardia, pelos postulantes, edificou-se sobre as concepções elaboradas por estes para definir os respectivos objetos sociais. Ao contrário das representações sociais sobre Adoção convencional, as representações sociais sobre Adoção tardia, construídas pelos postulantes, ancoraram-se em diversos critérios de definição, resultando numa menor homogeneidade nos conteúdos referentes a esse tipo de adoção. A maioria dos postulantes posicionou-se de modo favorável à modalidade convencional e contrário à modalidade tardia e sustentou seus posicionamentos através de argumentos e mecanismos sociocognitivos e funcionais. De modo geral, ressaltam-se as dificuldades em se pesquisar sobre Adoção convencional e Adoção tardia, por constituírem temáticas atuais e complexas da Psicologia jurídica, ainda pouco estudadas na Psicologia. Por outro lado, enfatiza-se o alcance dos resultados encontrados, os quais poderão contribuir para a realização de outras pesquisas sobre o assunto, assim como auxiliar na construção de políticas públicas de conscientização da população a respeito da importância da prática da Adoção, tanto convencional quanto tardia, e do valor social e jurídico da modalidade tardia de Adoção, uma vez que esta tem se configurado com um fenômeno pouco esclarecido junto ao público dos postulantes à adoção e à população em geral.
Descrição: ALBUQUERQUE, L. A. F. P. de. Representações sociais sobre adoção convencional e adoção tardia: Um estudo com postulantes. 2016. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10177
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leonam Amifat Ferreira Pinto de Albuquerque.pdfPDF - Leonam Amifat Ferreira Pinto de Albuquerque914.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.