Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10185
Título: Os benefícios da terapia fotodinâmica na Clínica Odontológica
Autor(es): Ribeiro, Elton Sales Gomes
Palavras-chave: Clínica Odontológica
Terapia fotodinâmica
Laserterapia
Fotossensibilizador
Data do documento: 20-Mai-2016
Resumo: Nas últimas décadas o emprego de luz associadas a corantes surgiu como um tratamento alternativo em diversos procedimentos realizados na clínica odontológica. Este tratamento é chamado terapia fotodinâmica (TFD) e vem sendo amplamente pesquisado na odontologia. A terapia fotodinâmica envolve a administração de um agente fotossensibilizador seguida pela ativação do mesmo pela luz resultando em uma sequência de processos fotoquímicos e fotobiológicos que geram produtos fototóxicos danosos à célula-alvo trazendo diversos benefícios na clínica odontológica. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão da literatura esclarecendo o uso da terapia fotodinâmica na odontologia a partir de alguns estudos realizados nos últimos anos na clínica odontológica. Foi realizado um levantamento bibliográfico e foram revisados os artigos mais relevantes a respeito da terapia fotodinâmica na clínica odontológica publicados no período de 2005 a 2015. A pesquisa bibliográfica foi realizada nos bancos de dados MedLine, PubMed, Lilacs, Scielo e BBO. Os autores consultados apresentaram um consenso quanto ao uso da terapia fotodinâmica nos diversos procedimentos odontológicos, porém não há na literatura um protocolo clínico definido para a aplicação desta terapia. Desta forma, concluiu-se que há vários estudos sobre a terapia fotodinâmica na odontologia que evidenciam a sua utilização e eficácia no tratamento clinico, no entanto, ainda não há um protocolo definido em relação aos parâmetros da sua utilização, o que corrobora para que haja novos estudos que estabeleçam um padrão de uso seguro e eficaz da terapia fotodinâmica em alguns tipos de tratamentos na área odontológica.
Descrição: RIBEIRO, E. S. G. Os benefícios da terapia fotodinâmica na Clínica Odontológica. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10185
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elton Sales Gomes Ribeiro.pdfPDF - Elton Sales Gomes Ribeiro1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.