Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10193
Título: Utilização da tomografia computadorizada Cone Beam na detecção de fraturas radiculares na presença ou ausencia de núcleos metálicos: Estudo in vitro
Autor(es): Brandão, Paloma Said
Palavras-chave: Fraturas radiculares
Diagnóstico por imagem
Tomografia computadorizada de feixe cônico
Data do documento: 18-Mai-2016
Resumo: A tomografia computadorizada de feixe cônico trouxe para a Odontologia novas possibilidades e informações no diagnóstico por imagem, levando para o cotidiano do cirurgião-dentista a realidade das imagens tomográficas e suas inúmeras aplicações. Uma vez que o diagnóstico de fraturas verticais apresentam dificuldades para o dentista, a avaliação tridimensional é necessária. O diagnóstico correto de fraturas radiculares é um desafio para os cirurgiões-dentistas, e a detecção precoce destas fraturas influencia diretamente no planejamento do tratamento. O objetivo deste trabalho foi avaliar a utilização da tomografia computadorizada de feixe cônico como opção de diagnóstico de fratura radicular, comparar o diagnóstico de fraturas com ausência e presença de pinos fundidos e pré-fabricados. Para a realização desse projeto utilizamos 80 dentes humanos, todos devidamente sem cálculos e com alisamento da superfície. Hidratados em água destilada durante toda a pesquisa, exceto durante a manipulação. Foram inspecionados por transluminação para a confirmação da ausência de fratura radicular, e divididos em grupos experimentais (1e e 2e) e grupos controle (1c e 2c). Então os grupos 1e e 1c na presença dos núcleos metálicos fundidos com e sem fratura, e os grupos 2e e 2c na presença dos núcleos metálicos pré-fabricados com e sem fratura. Removeram as coroas dentária na junção amelocementária destes dentes. A obtenção das imagens foi adquirida pelo aparelho da Kodak 9000 3D. E a digitalização da CBCT realizou seguindo os protocolos com parâmetros de exposição. As aquisições volumétricas foram codificadas de acordo com os parâmetros de exposição utilizados e posteriormente visualizadas utilizando CS Software Imaging 3D. Dois observadores (dois radiologistas) foram calibrados para visualização destas fraturas radiculares. Os dados submeteram ao teste Kappa intra-examinador para avaliar a confiabilidade do examinador nas técnicas estudadas. Através desse projeto desejou-se encontrar uma melhor forma de se diagnosticar fraturas radiculares, em meio a artefatos metálicos, com o auxílio tecnológico da TCCB favorecendo um melhor plano de tratamento.
Descrição: BRANDÃO, P. S. Utilização da tomografia computadorizada Cone Beam na detecção de fraturas radiculares na presença ou ausência de núcleos metálicos: Estudo in vitro. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10193
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paloma Said Brandão.pdfPDF - Paloma Said Brandão551.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.