Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10194
Título: Avaliação do conhecimento dos profissionais da Estratégia Saúde da Família quanto à abordagem aos usuários de drogas
Autor(es): Farias, Lunna
Palavras-chave: Atenção primária à saúde
Drogas
Usuário de drogas
Atuação profissional
Data do documento: 3-Dez-2015
Resumo: Objetivo: Avaliar o conhecimento dos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) quanto à abordagem aos usuários drogas. Metodologia: Tratou-se de um estudo transversal e exploratório realizado com 126 profissionais de nível superior das Unidades Básicas de Saúde de Campina Grande-PB, os quais responderam um questionário abordando variáveis sociodemográficas, atuação profissional e conhecimento sobre a abordagem aos usuários de drogas. Foi realizada estatística descritiva e multivariada por meio da Análise de Correspondência Múltipla (ACM). Resultados: A maioria era do sexo feminino, pertencente a faixa etária de 26 a 45 anos, apresentando tempo de trabalho na ESF igual ou superior a 10 anos e a categoria profissional mais participativa foi de enfermeiros. Mais da metade relatou questionar às vezes quanto ao uso de drogas na anamnese e, em situações de urgência, 37,3% responderam que não saberiam abordar clinicamente os usuários e 22,2% que não saberiam como e para onde encaminhar o atendimento. A ACM permitiu estabelecer o perfil dos participantes e enquadrá-los em três grupos distintos: o G1, formado principalmente por médicos, mostrou ser o grupo mais capacitado para a abordagem dos usuários de drogas e o G3, constituído majoritariamente por dentistas, demonstrou-se o menos preparado. Conclusão: Há diferença de conhecimento entre as diferentes categorias profissionais sobre a abordagem dos usuários, interferindo na resolutividade desse agravo. Assim, recomenda-se a capacitação dos profissionais da ESF com enfoques reflexivos e informações sobre os serviços de saúde disponíveis aos usuários de drogas visando intervenção precoce e redução de danos.
Descrição: FARIAS, L. Avaliação do conhecimento dos profissionais da Estratégia Saúde da Família quanto à abordagem aos usuários de drogas. 2015. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10194
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lunna Farias.pdfPDF - Lunna Farias1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.