Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10212
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBezerra, Millena Farias-
dc.date.accessioned2016-06-20T16:20:36Z-
dc.date.available2016-06-20T16:20:36Z-
dc.date.issued2016-05-11-
dc.identifier.otherCDD 469-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10212-
dc.descriptionBEZERRA, M. F. O processo de aprendizagem da escrita da língua portuguesa por surdos: resultados em trabalhos de pós-graduação. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar como o ensino da Língua Portuguesa para surdos e sua aprendizagem foram abordados em trabalhos de pósgraduação da Paraíba e estados vizinhos. Entender a Língua Portuguesa como uma segunda língua para o surdo, sendo a Libras sua língua materna, é de extrema importância para compreendermos as peculiaridades existentes na escrita destes. No total foram analisadas quatro dissertações, sendo duas do estado da Paraíba e duas de Pernambuco. Sob a luz de teóricos como Skiliar (1998), Silva (2001), Gesser (2009) e Quadros (2006), dentre outros, propomos uma discussão sobre os aspectos relacionados ao ensino de Língua portuguesa para surdos e como o ensino e a aprendizagem desta modalidade da língua tem acontecido, investigando estes aspectos nos trabalhos de pós- graduação aqui apresentados. Utilizamos uma metodologia de base qualitativa, aliando o estudo de caso à perspectiva documental. A análise dos dados nos permitiu perceber que a Língua Portuguesa ainda tem sido ensinada como língua materna para surdos, e este tem sido, dentre tantos, o maior motivo da falta de progresso, por parte destes, na aquisição da escrita. Contudo, pudemos também ver que há uma preocupação por parte dos professores mestres e doutores, em formar professores mais conscientes e capacitados para lidar com as especificidades existentes na educação dos surdos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Shirley Barbosa das Neves Portopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleO processo de aprendizagem da escrita da língua portuguesa por surdos: resultados em trabalhos de pós-graduaçãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Millena Farias Bezerra.pdf6.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.