Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10212
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bezerra, Millena Farias | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-20T16:20:36Z | - |
dc.date.available | 2016-06-20T16:20:36Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 469 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10212 | - |
dc.description | BEZERRA, M. F. O processo de aprendizagem da escrita da língua portuguesa por surdos: resultados em trabalhos de pós-graduação. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo analisar como o ensino da Língua Portuguesa para surdos e sua aprendizagem foram abordados em trabalhos de pósgraduação da Paraíba e estados vizinhos. Entender a Língua Portuguesa como uma segunda língua para o surdo, sendo a Libras sua língua materna, é de extrema importância para compreendermos as peculiaridades existentes na escrita destes. No total foram analisadas quatro dissertações, sendo duas do estado da Paraíba e duas de Pernambuco. Sob a luz de teóricos como Skiliar (1998), Silva (2001), Gesser (2009) e Quadros (2006), dentre outros, propomos uma discussão sobre os aspectos relacionados ao ensino de Língua portuguesa para surdos e como o ensino e a aprendizagem desta modalidade da língua tem acontecido, investigando estes aspectos nos trabalhos de pós- graduação aqui apresentados. Utilizamos uma metodologia de base qualitativa, aliando o estudo de caso à perspectiva documental. A análise dos dados nos permitiu perceber que a Língua Portuguesa ainda tem sido ensinada como língua materna para surdos, e este tem sido, dentre tantos, o maior motivo da falta de progresso, por parte destes, na aquisição da escrita. Contudo, pudemos também ver que há uma preocupação por parte dos professores mestres e doutores, em formar professores mais conscientes e capacitados para lidar com as especificidades existentes na educação dos surdos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Shirley Barbosa das Neves Porto | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Surdo | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.title | O processo de aprendizagem da escrita da língua portuguesa por surdos: resultados em trabalhos de pós-graduação | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Millena Farias Bezerra.pdf | 6.3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.