Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10215
Título: A produção de mel de abelha no município de Serra Branca - PB e Serra do Mel - RN: a apicultura desenvolvida por pequenos e médios produtores
Autor(es): Ó, Marcel Tardelly Costa do
Palavras-chave: Região Nordeste
Espaço geográfico
Apicultura
Cultura extrativista
Data do documento: 2016
Resumo: A apicultura que vem a ser um ótimo meio de sobrevivência da população nordestina, faz parte de uma vertente da zootecnia que visa a produção extrativa, preservando o meio ambiente. Dessa forma, o presente estudo faz parte integrante de uma pesquisa sobre a produção de mel de abelha realizada por pequenos e médios produtores na Região Nordeste. tendo como objetivo de analisar as diferentes definições dadas à região e o desenvolvimento regional da produção do mel nos município de Serra Branca – PB e Serra do Mel – RN. As áreas, objeto de estudo, estão localizadas respectivamente, na mesorregião da Borborema, na microrregião do cariri ocidental e na mesorregião Oeste Potiguar e na microrregião de Mossoró. Para fundamentar o trabalho, foram abordados os conceitos de região, analisando a categoria geográfica da região, bem como o conceito complexo e produtivo da apicultura, confrontando as diferentes ideias dos pensadores. Além de apresentar também as ferramentas utilizadas na extração do mel. Com relação à metodologia, foi utilizado nessa pesquisa de campo, um estudo qualitativo e descritivo das entrevistas com produtores, comerciantes e técnicos da cultura extrativa do mel nos referidos municípios e discutidos os dados coletados. Como resultado do estudo, foi demonstrado que as Associações AAMEL (Serra Branca-PB) e APISMEL e a Cooperativa COAPISMEL (Serra do Mel-RN), responsáveis pela produção do mel e seus derivados nos referidos municípios vivem uma realidade difícil, apesar dos esforços feitos para manter essa cultura tão benéfica e rentável. Dessa forma, o estudo concluiu, ao fazer um comparativo das realidades da produção do mel nos dois municípios, que tanto as associações como a cooperativa tem na apicultura uma oportunidade do desenvolvimento regional e como preservação do meio ambiente, já que abelha faz a polinização natural da vegetação, dos pomares e lavouras. É notório o desenvolvimento social em ambas as áreas estudadas, porém em Serra do mel o desenvolvimento ocorreu de forma mais sólida do que em Serra Branca devido aos percalços de uma seca prolongada nesse último município, onde as abelhas acabaram morrendo ou indo embora, ocorrendo à desativação da Associação de Apicultores e Meliponicultores de Serra Branca - AAMEL.
Descrição: Ó, M. T. C. do. A produção de mel de abelha no município de Serra Branca - PB e Serra do Mel - RN: a apicultura desenvolvida por pequenos e médios produtores. 2016. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10215
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcel Tardelly Costa do Ó .pdf1.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.