Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10227
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vieira, Vanuza Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-20T16:29:21Z | - |
dc.date.available | 2016-06-20T16:29:21Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-07 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10227 | - |
dc.description | VIEIRA, V. L. O processo de ensino e aprendizagem de leitura e produção textual em turmas de ensino médio: um olhar crítico a partir da vivência no estágio. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Objetivamos neste trabalho faz uma reflexão sobre a prática de leitura e produção textual sob um olhar da vivência do Estágio Supervisionado realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Raul Córdula, numa sala de aula do ensino médio. O estágio supervisionado é uma etapa indispensável na formação do futuro professor, pois é através da regência que o aluno-professor aprimora competências essenciais para o seu futuro desempenho docente. Dessa forma, indagamos: como o Estágio ajuda o aluno-estagiário na formação do professor de Língua Portuguesa? Qual é a melhor metodologia para trabalhar a leitura e a escrita numa sala de aula de ensino médio? A metodologia utilizada contribui para o processo ensino e aprendizagem? Neste trabalho, tentaremos responder essas e outras questões baseados nas literaturas que fundamentam tal estudo. Para isso, nos apoiamos em teóricos a exemplo de: Pimenta e Lima (2004), Almeida (2013), Soares, (1988), entre outros. Considerando que o estágio Supervisionado permite a confirmação das teorias estudadas com a prática da regência, entendemos que faz-se necessário que o professor-aluno investigue o contexto educativo na sua complexidade e reflita sobre a sua prática profissional e as práticas escolares, de modo a enfrentar os desafios e problemas que essas práticas apresentam e tentar resolvê-los através de um comportamento crítico-reflexivo ancorado nas teorias que dizem respeito ao processo ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Cleia Gurjão Carneiro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.title | O processo de ensino e aprendizagem de leitura e produção textual em turmas de ensino médio: um olhar crítico a partir da vivência no estágio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Vanuza Lopes Vieira.pdf | 585.53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.