Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10230
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFarias, Carlos Magno Bezerra de-
dc.date.accessioned2016-06-20T16:30:14Z-
dc.date.available2016-06-20T16:30:14Z-
dc.date.issued2016-05-23-
dc.identifier.otherCDD 401.41-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10230-
dc.descriptionFARIAS, C. M. B de. A memória discursiva das imagens nas capas de revista sob o olhar da intericonicidade. 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO gênero capa de revista apresenta os acontecimentos polêmicos, expressando seus julgamentos e marcando a posição dos sujeitos discursivos através do uso de elementos linguísticos e imagéticos. Nesta perspectiva, a presente pesquisa propõe lançar um olhar sobre os enunciados imagéticos veiculados nas capas de revista referentes à atuação da presidenta Dilma no panorama político recente, dentro do quadro de funcionamento discursivo das imagens, sob o olhar da noção da intericonicidade, postulada por Courtine (2011), à luz da Análise do Discurso, de vertente pecheutiana. Com relação ao método de análise discursiva, de cunho qualitativo, foram selecionadas duas capas da revista Veja, pelo valor imagético e uma capa da revista Carta Capital, pela histórica oposição à revista Veja. Na materialidade da linguagem visual, analisam-se as relações dialógicas que se estabelecem entre enunciador e leitor dentro de um contexto sócio-histórico. A leitura crítica das capas pode auxiliar no trabalho pedagógico de interpretação da linguagem verbo-visual. Neste sentido, o estudo pretende identificar os sujeitos e confrontar os discursos presentes nas capas da Veja e Carta Capital. Portanto, diante do estudo feito com as concepções pertencentes ao campo teórico da Análise do Discurso, particularmente com o conceito de intericonicidade, pode-se assegurar que as imagens dialogam dentro de uma memória discursiva, na qual reconstroem discursos já ditos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora:Tânia Maria Augusto Pereira.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectIntericonicidadept_BR
dc.subjectCapa de revistapt_BR
dc.titleA memória discursiva das imagens nas capas de revista sob o olhar da intericonicidadept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carlos Magno Bezerra de Farias.pdf566.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.