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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10231
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Ferraz, Erlane Garcia | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-20T16:30:28Z | - |
dc.date.available | 2016-06-20T16:30:28Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 155.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10231 | - |
dc.description | FERRAZ, E. G. Homoafetividade na escola: um olhar sobre a família. 2016. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | A relação da família com a escola é fundamental para o desenvolvimento do aluno. Sendo assim, espera-se que a escola seja um ambiente livre de qualquer preconceito ou discriminação. O presente trabalho tem como objetivo discutir a homoafetividade na escola, uma vez que as questões de gênero perpassam toda a História, chegando até os dias atuais, e que a sexualidade encontra‐se inserida nos corpos e espaços escolares. Nesse sentido, a presente pesquisa, de cunho qualitativo, teve por objetivo analisar como os professores e a equipe escolar lidam com a homoafetividade. Através da aplicação de um questionário com professores da rede municipal e estadual da cidade de Boa Vista-PB. A fundamentação teórica contemplou os estudos de Butler (2010), Louro (1997, 1998, 2004,2008), Miskolci( 2012), Zambrano (2006). Foi possível obter resultados que apontaram a essência de resistência dos profissionais da escola em relação à homossexualidade e, consequentemente, a homoafetividade, que, em suas respostas, propagaram discursos preconceituosos e intolerantes em relação à temática. No entanto, muitas vezes a escola parece não saber lidar com estas situações que envolvam a homafetividade. É preciso que fique claro, para os educadores e educadoras que assumem as diferentes funções dentro da escola, que assumir a orientação sexual, seja ela qual for, é um DIREITO da pessoa. Desrespeitar tal direito implica em punição. Assim, consideramos que a nossa pesquisa permitiu traçar um cenário sócio educativo acerca do tema. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Elvira Bezerra Pessoa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Homoafetividade | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | Homoafetividade na escola: um olhar sobre a família | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
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