Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10243
Título: Que os alunos digam amém! A educação pública no Brasil e o Estado laico
Autor(es): Souza, Renato Elias Pires de
Palavras-chave: Educação laica
Estado laico
Religião
Educação pública
Data do documento: 22-Dez-2014
Resumo: A presente monografia foca a análise no processo de constante ameaça dos preceitos religiosos ao conceito de laicidade educacional. O Brasil, mesmo adotando constitucionalmente uma postura laica, sofre com explicita interferência da religiosidade, que fragiliza o respeito, estigmatiza por meio de identidades deterioradas todos os que não comungam com determinado credo, separando a sociedade em escalas de indivíduos, os ―escolhidos‖ e os que ―vivem em pecado‖, gozando os primeiros de privilégios e distinção que excluem os demais. Tal trajetória de privilégios para alguns e consequentemente de exclusões para outros, não é nenhuma novidade, desde o processo de colonização brasileira, que a fé foi usada além do âmbito privado, moldando o público, influenciando na política, inserindo-se na educação e até mesmo exterminando pessoas e culturas. Em meio a esses aspectos problemáticos, optamos por realizar uma pesquisa do tipo bibliográfica, seguindo as etapas de levantamento dos materiais teóricos e dos respectivos registros de análise e síntese necessários ao desenvolvimento da investigação, onde procuramos refletir sobre a interferência da Igreja no Estado brasileiro, dedicando foco aos desdobramentos políticos pedagógicos que desembocam em fortes consequências educacionais.
Descrição: SOUSA, Renato Elias Pires de. Que os alunos digam amém! A educação pública no Brasil e o Estado laico. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10243
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - RENATO ELIAS PIRES SOUZA.pdf537.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.