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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10245
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santana, Sonale Sintia Araújo de | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-28T16:51:15Z | - |
dc.date.available | 2016-06-28T16:51:15Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-03 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.65 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10245 | - |
dc.description | Santana, S. S. A. de. Lengua y literatura en clases de ELE a partir de la dramatización. 2015. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Brasil herdou o modelo historicista de ensino de ELE, que tratava a língua como um agrupamento de conteúdos e regras para memorizar; a palavra que definia a língua espanhola para os alunos era gramática e a finalidade de aprendê-la era saber estruturas e léxico. Ainda que o modelo tenha se voltado a uma visão funcionalista, comunicativa e integral, a escola segue com esta antiga visão de ELE, centrada nas estruturas gramaticais e na tradução e inclui textos com questões interpretativas para preparar os estudantes para o exame que dá acesso a universidade (ENEM), o que conduz o estudante a que não reflita sobre o sentido de um texto e se limite a decodificar e não compreender. As aulas divididas por área, a visão da língua como um conjunto de regras e da literatura como pretexto gramatical ou léxico representa a imagem que tem os alunos sobre a aprendizagem de língua espanhola. Este trabalho busca propor novas possibilidades de abordar o idioma a partir do encontro entre a literatura e o estudo da língua, com a finalidade de despertar o interesse do aluno por espanhol. Deste modo, proporemos a dramatização como ferramenta conectiva que permite trabalhar a língua desde uma perspectiva ampla e que engloba o desenvolvimento das destrezas exigidas para que o aluno seja considerado competente na língua meta (ler, escutar, falar e escrever), a compreensão de outros gêneros (narrativo - conto e lírico- poema) e o desenvolvimento das competências comunicativa, literária e intercultural. Também, a dramatização contribui com o próprio crescimento pessoal do aluno, já que leva sua realidade à sala de aula através de uma adaptação teatralizada, incentivando a busca pelo idioma além das quatro paredes. Assim, nos baseamos em Camille Ambassa (2006), Vanessa Hidalgo Martín (2011), Antonie Compagnon (2009), Antonio Mendonza Filola (2008), entre outros, com os que discutiremos a fragmentação do idioma em língua e literatura, unindo-as em prol da formação integral dos estudantes, e também revisaremos as diretrizes dos PCN (2000), OCEM (2006) y MCER (2002). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Thays Keylla de Albuquerque | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Língua Espanhola | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Dramatização - Didática | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Lengua y literatura en clases de ELE a partir de la dramatización | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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