Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10251
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Borges, Ana Quézia Cavalcante | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-29T15:10:52Z | - |
dc.date.available | 2016-06-29T15:10:52Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.152 3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10251 | - |
dc.description | BORGES, A. Q. C. O processo de ensino e aprendizagem numa turma de alfabetização. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo é de cunho qualitativo e buscou analisar como ocorre o Processo de Ensino Aprendizagem da Alfabetização, onde tomamos como base teórica a perspectiva Vigotskiana. O procedimento de pesquisa utilizado foi um estudo de caso realizado na turma de alfabetização da Escola Municipal Dezenove de Março. A prática pedagógica é de suma importância e precisa ser repensada pelo professor, pois é ele quem participa ativamente, proporcionando o processo dialógico entre a compreensão do aluno e a realidade. Dessa forma, a teoria Histórico-Cultural de Vigotski possibilita a compreensão do desenvolvimento da criança pela aprendizagem na interação com seu meio social, bem como com a instituição social escolar que proporcionou o Processo de Ensino Aprendizagem intencional do conhecimento científico por meio do contato do professor mediador com seu aluno. Os principais teóricos neste trabalho foram: VYGOTSKI (1991), PIAGET (1994), FONTANA (1997). Utilizamos para análise um questionário feito com a docente da alfabetização e a observação com registro da prática pedagógica de seis dias de aula. Por fim, através desta pesquisa constatamos a necessidade do aluno ter um agente mediador, contribuindo para sua aprendizagem e desenvolvimento, proporcionando-lhe se inserir como cidadão nas práticas social e historicamente construídas, vigentes na sociedade | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Maria da Guia Rodrigues Rasia | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Histórico-cultural | pt_BR |
dc.title | O processo de ensino e aprendizagem numa turma de alfabetização | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ana Quézia Cavalcante Borges.pdf | 639.78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.