Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10264
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lucena, Aline Cristina de | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-29T16:14:54Z | - |
dc.date.available | 2016-06-29T16:14:54Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10264 | - |
dc.description | LUCENA, Alina Cristina de. As caracteristicas e práticas pedagógicas da EMEIF Mariana Nóbrega de Sousa no município de São José de Espinharas-PB. 2014. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | No Brasil, um dos maiores problemas do campo é a ausência de políticas públicas que garantam seu desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população camponesa. Historicamente a política educacional se organizava em conformidade com os interesses capitalistas e possuía uma visão urbanocêntrica, ou seja, se limitava a transmitir conhecimentos prontos e a mesma metodologia usada na escola urbana era utilizada na escola rural. Nesse contexto, foi proposta uma educação do campo que nasceu do processo de lutas dos movimentos sociais para garantir as populações rurais o direito à educação de qualidade e a implantação de escolas públicas nas áreas de reforma agrária. Após várias reivindicações, a legislação educacional brasileira passou a contemplar essa particularidade, também surgiram algumas propostas educativas para o meio rural, além de programas, projetos e ações visando implementar uma Política Nacional de Educação do Campo. O presente estudo tem o objetivo de apresentar as características e práticas pedagógicas da EMEIF Mariana Nóbrega de Sousa no município de São José de Espinharas-PB. Como metodologia utilizou-se o método do estudo de caso, com abordagem quantitativa do tipo descritiva, bem como, após revisão bibliográfica acerca do tema em questão, a coleta de dados foi operacionalizada através de questionários e análise de documentos. Os resultados encontrados mostram que os educadores compreendem que existe uma diferença entre educação do campo e educação rural e, no entanto desconhecem os princípios que norteiam a proposta da educação do campo. Os docentes admitem que a atual organização da escola inibe a participação da comunidade escolar no processo de gestão. Além disso, percebe-se que há problemas de comunicação entre gestão e professores, há muitas críticas com relação ao PPP e a educação está mais voltada à realidade urbana. Constatou-se a necessidade de ações a serem desenvolvidas pela atual gestão escolar e Secretaria Municipal de Educação, a fim de solucionar os principais problemas encontrados na escola, em especial a carência de pessoal de apoio pedagógico (supervisor, coordenador e orientador educacional), a ausência de programas de formação continuada específicos para os professores e gestora, a falta de recursos pedagógicos e, principalmente, a construção da identidade de Escola do Campo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Eunice Ferreira Carvalho | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.title | As caracteristicas e práticas pedagógicas da EMEIF Mariana Nóbrega de Sousa no município de São José de Espinharas - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - ALINE CRISTINA DE LUCENA.pdf | 1.64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.