Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10268
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Leite, Maria do Socorro Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-29T16:43:18Z | - |
dc.date.available | 2016-06-29T16:43:18Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.58 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10268 | - |
dc.description | LEITE, Maria do Socorro Sousa. Opressão, Alienação e Indisciplina: o professor, o aluno, a escola. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho busca compreender a concepção de professores sobre a indisciplina escolar e a violência gerada por esta, tentando captar, principalmente, como essa concepção influencia sua prática. Neste trabalho, a natureza do fenômeno e a abordagem deste, enquanto problemática, apresenta algumas causas da indisciplina escolar, proporcionando um ponto de partida para as novas reflexões e novos entendimentos acerca desse assunto que, se pouco vasto em bibliografia, aflige e muito, a um grande número de professores, tanto das escolas públicas, quanto das escolas da rede particular de ensino. É visível a necessidade de abordar temas que persistem em ser verdadeiros desafios ao processo de ensino/aprendizagem. A indisciplina no quotidiano escolar é uma delas, uma vez que, quando sem controle, gera um clima desfavorável à aprendizagem, pois inviabiliza a comunicação e qualquer processo de informação e construção de conhecimentos. Percebemos também que para muitos professores a indisciplina e a violência aparece como algo independente de sua prática, uma vez que o problema indisciplinar de determinado aluno ou turma parece encontrar-se em primeiro lugar nos próprios alunos, porém estes alunos são vistos pelos citados professores como um produto das condições familiares das quais são oriundos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Adalberto Teixeira Rodrigues | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Indisciplina escolar | pt_BR |
dc.subject | Violência escolar | pt_BR |
dc.subject | Papel do docente | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Opressão, Alienação e Indisciplina: o professor, o aluno, a escola | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - MARIA DO SOCORRO SOUSA LEITE.pdf | 530.05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.