Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10273
Título: Aliança ou ameaça? uma análise construtivista sobre a identidade japonesa para a China e os Estados Unidos
Autor(es): Albuquerque, Aline Gomes de
Palavras-chave: Japão
China
Estados Unidos
Construtivismo
Identidade
Data do documento: 20-Mai-2016
Resumo: O Japão é um dos notáveis atores do continente asiático, gozando de enorme prestígio mundial. Entretanto, o país é alvo de percepções heterogêneas por parte de outras nações. Enquanto o Japão divide um relacionamento harmonioso com diversas nações, em alguns países da Ásia a percepção a respeito da nação japonesa se destaca por ser bastante negativa. Supondo que explicações tradicionais como anarquia e capacidades sobre as relações dos Estados são insuficientes para analisa-las, o presente trabalho tem como objetivo analisar a maneira como diferentes imagens acerca do Japão foram construídas ao longo da sua história. Este trabalho irá fazer uso da abordagem construtivista para analisar como as interações do país com a China e os Estados Unidos foram responsáveis por construir a identidade japonesa para os dois países. Tem-se como premissa que as identidades dos Estados são construídas através de suas interações e essas afetam a maneira como estes se relacionam. Na construção da imagem do Japão através da ótica estadunidense e chinesa a influência dessa identidade pode ser notada e o construtivismo é utilizado para o estudo dela. Para tanto, a abordagem é aplicada ao analisar bibliografia sobre a história desses países, além de documentos oficiais de cada um. O trabalho encontra-se dividido em três capítulos. No primeiro, será apresentado a abordagem utilizada e como essa se encaixa na pesquisa. E mais adiante esta será aplicada em dois capítulos utilizando China e Estados Unidos como objetos de estudo, fazendo uso da premissa de que o conceito de identidade construtivista pode auxiliar na análise das interações entre eles. Através dessa metodologia, será demonstrada a premissa sobre como essa história afeta a relação de ambos os lados até os dias de hoje e como o Japão possui as identidades de aliado e ameaça para cada um dos países.
Descrição: ALBUQUERQUE, A. G. de. Aliança ou ameaça? uma análise construtivista sobre a identidade japonesa para a China e os Estados Unidos. 2016. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10273
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Gomes de Albuquerque.pdfAline Gomes de Albuquerque837.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.