Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10274
Título: Avulsão de dentes permanentes: Protocolos e condutas para diferentes situações clínicas
Autor(es): Souza, Luciana de oliveira
Palavras-chave: Avulsão
Reimplante dental
Protocolo Clínico
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: A avulsão dentária é uma lesão causada por um trauma que caracteriza a extrusão do dente para fora do alvéolo, ocasionando tanto danos às estruturas de suporte do dente quanto às estruturas pulpares. O presente estudo objetivou realizar uma revisão de literatura acerca dos protocolos e condutas em diferentes situações em que a avulsão ocorrera. Para tanto, foi realizada uma busca de artigos completos em bases de dados nos quais estivesse presente condutas diante de situações de avulsão. Os resultados foram apresentados em forma de um quadro didático a fim de reunir as condutas para as diferentes situações trazidas pela literatura. Foi possível constatar que a permanência do elemento dentário fora do alvéolo por períodos longos ou o armazenamento de forma inadequada poderá resultar em um prognóstico não favorável ao reimplante, fazendo com que o dente sofra danos irreversíveis, podendo levar a complicações pós reimplante como reabsorções radiculares como sendo a principal, anquilose e necrose pulpar. O reimplante é o primeiro tratamento de escolha para reposicionar elemento avulsionado dentro do alvéolo. O correto meio de armazenamento do dente fora do alvéolo seria um local úmido para proteção das células do ligamento periodontal. Para obter sucesso no tratamento da avulsão é importante que o Cirurgião Dentista tenha conhecimento das técnicas e as realize de forma adequada.
Descrição: SOUZA, Luciana de Oliveira. Avulsão de dentes permanentes: Protocolos e condutas para diferentes situações clínicas. . 2016. 32f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10274
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Luciana de Oliveira Souza.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.