Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10281
Título: Impacto da reabilitação com overdenture na qualidade de vida relacionada à saúde bucal: Uma revisão de literatura
Autor(es): Oliveira Neto, José Bezerra
Palavras-chave: Dentadura
Odontologia
Qualidade de Vida
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: Objetivo: O objetivo do presente trabalho foi analisar por meio de uma revisão crítica da literatura o impacto do tratamento protético com overdenture na qualidade de vida relacionada à saúde bucal, quando comparado à prótese total convencional. Metodologia: Foram realizadas buscas nas bases de dados PubMed, SciELO, LILACS, utilizando os termos “Qualidade de Vida”,” Satisfação do Paciente “, “Revestimento de Dentadura”, “overdenture “, “Prótese Dentária Fixada por Implante”, “Dentadura Completa” e “Arcada Edêntula” e foram selecionados artigos em inglês e em português. Os estudos foram selecionados a partir dos critérios de inclusão e exclusão estabelecidos, e em seguida foram avaliados por dois examinadores quanto a qualidade metodológica do estudo. Resultados: A busca resultou em 4180 artigos, logo após foi feita a seleção com leitura do título e resumo para só assim, ler os artigos na íntegra, dos quais quatro mostraram não haver diferença significativa entre o tratamento estabelecido com a prótese removível total convencional quando comparado ao tratamento realizado com overdenture, enquanto os demais estudos mostraram haver diferença entre tais tratamentos, sendo que o tratamento com overdenture mostra melhores resultados sendo que o tratamento quanto à diminuição ao impacto negativo na qualidade de vida relacionada a saúde bucal. Quanto a análise da qualidade metodológica, foi constatado que apenas dois estudos, mostraram uma boa qualidade metodológica, enquanto que os demais foram classificados como de baixa qualidade metodológica. Conclusão: Conclui-se que a maioria dos estudos incluídos nesta revisão de literatura mostrou haver uma melhora da qualidade de vida relacionada à saúde bucal após tratamento com overdenture em comparação com a prótese total removível convencional, mas devido à baixa qualidade metodológica desses artigos essa constatação é questionável.
Descrição: OLIVEIRA NETO, José Bezerra. Impacto da reabilitação com overdenture na qualidade de vida relacionada à saúde bucal: Uma revisão de literatura. . 2016. 28f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10281
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- José Bezerra de Oliveira Neto.pdf799.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.