Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10292
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Ezequiel Neves de | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-30T23:03:45Z | - |
dc.date.available | 2016-06-30T23:03:45Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-03 | - |
dc.identifier.other | CDD 420 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10292 | - |
dc.description | LIMA, E. N de, Atividades de pré-leitura em livros didáticos de língua inglesa: um estudo de caso. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Ler e compreender textos em Língua Estrangeira tem sido o principal foco no ensino das escolas regulares no Brasil e as atividades de leitura desenvolvidas por muitos livros didáticos nem sempre são suficientes para o trabalho do professor e isso se evidencia na prática em sala de aula. O que se observa é que o aluno-leitor se sente com dificuldades de compreender o texto pela quantidade de vocabulário de baixa frequência para sua compreensão. Por esse motivo desenvolvemos nosso trabalho baseado nessas atividades de leitura que estes livros trazem especificamente nas atividades de pré-leitura, no ensino médio, apontando alguns problemas e mostrando algumas soluções no que diz respeito ao ensino do vocabulário no momento da pré-leitura. Para isso analisamos o material didático Upgrade Your English, da editora Richmond (2009), utilizado por alunos do ensino médio público e privado. Nossa análise foi baseada nas definições de leitura por teóricos como Leffa (1996), Silva (2011), Almeida (2013), Rangel (2005), Cavallari (2013), Gough (1972), Kleiman (2007) entre outros. Percebeu-se que o livro didático citado segue as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) (Brasil, 2000) no que diz respeito ao uso de textos que auxiliem na formação de um leitor crítico e participativo. Foram retirados do material didático alguns exemplos de atividades de pré-leitura usadas nos capítulos 1 e 9 por se tratarem do início dos 1º e 2º anos do ensino médio. Podemos perceber que essas atividades de pré-leitura não abordam o vocabulário do texto que será visto. A partir de então foram sugeridas atividades complementares de pré-leitura baseadas no vocabulário do texto a ser lido. Concluímos que a falta de atividades voltadas para o ensino de vocabulário no momento da pré-leitura é um problema para o aluno-leitor e que as atividades extras que desenvolvemos como sugestões podem contribuir para a compreensão do texto. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Daniela Gomes de Araújo Nóbrega | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | leitura | pt_BR |
dc.subject | Ensino de vocabulário | pt_BR |
dc.subject | Pré-leitura | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.title | Atividades de pré-leitura em livros didáticos de língua inglesa: um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ezequiel Neves de Lima.pdf | 907.36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.