Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10304
Título: Eficiência em sistema de iluminação estudo de caso do bloco de salas de aula do campus VIII da Universidade Estadual da Paraíba
Autor(es): Barreto, Diego Rocha
Palavras-chave: Engenharia Elétrica
Iluminação
Edificações
Data do documento: 30-Mai-2016
Resumo: Atualmente há uma preocupação crescente em utilizar os recursos de forma eficiente. As edificações são potênciais consumidoras e tem recebido significativa atenção nos estudos acadêmicos estimulado pelos programas nacionais, cada vez mais preocupados com a contribuição dos edifícios na distribuição do consumo de energia. O objetivo deste trabalho é realizar a classificação parcial do nível de eficiência energética pelo método prescritivo e de simulação da RTQ-C aplicado no bloco de salas de aula de odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no município de Araruna-PB e difundir a política de eficiência energética para toda Paraíba. A partir da crise energética de 2001, o Brasil passou a adotar uma postura de combate ao desperdício em relação ao consumo de energia. Por meio da lei nº 10.295/2001, o governo brasileiro promulgou a política de conservação e uso racional da mesma. O PROCEL Edifica criado em 2013 foi o primeiro complemento do PROCEL específico para eficiências em edificações comerciais públicas e de serviços, já abrangidos pelo RTQ-C por meio da portaria no53 de 27 de fevereiro de 2009. Os métodos aplicados são os prescritivos e de simulação indicados pela RTQ-C para os cálculos de etiquetagem e indicado pela NBR ISO-CIE 8995-1 e pela CIE 97 para os cálculos luminotécnicos. O bloco em estudo possui uma área construída de 934,7m² (88,35 m x 10,58 m), das quais 729,06 m2 e de área interna com pé direito de 2.80 m. O prédio possui amplas janelas nas salas e elementos vazados nos corredores que permitem boa ventilação e iluminação natural. Os cálculos de iluminância e de potência instaladas indicaram que a salas de aula possuem valores de potência e iluminância acima do indicado nas normas RTQ-C e NBR 8995-1 respectivamente. Verificou-se ainda que estes ambientes não atendem ao pré-requisito de aproveitamento da luz natural do RTQ-C, enquanto os corredores possuem resultados inferiores aos indicados nas normas e atendem a todos os pré-requisitos. O bloco atingiu inicialmente o nível D no sistema de iluminação devido a grande potência instalada nas salas maiores e tem a capacidade de atingir o nível A sem a necessidade de grandes alterações no sistema, as alterações sugeridas garantem uma redução de pelo menos 37,3% da potência instalada, equivalente a 3,675 kW por hora de pleno funcionamento do bloco, além da melhoria na qualidade da iluminação e bem estar dos usuários. Assim, pode-se concluir que o bloco possui uma estrutura física que permite ampla melhoria no sistema de iluminação sem alterações onerosas, adequando a norma e atingindo a excelência no nível do ENCE para o sistema de iluminação.
Descrição: BARRETO, Diego Rocha. Eficiência em sistema de iluminação estudo de caso do bloco de salas de aula do campus VIII da Universidade Estadual da Paraíba. 2016. 85p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10304
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Diego Rocha Barreto.pdf3.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.