Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10316
Título: A (des) construção da imagem negativa da mulher negra: analisando as obras alocadas no programa a Cor da cultura
Autor(es): Silva, Danielli Rodrigues da
Palavras-chave: Mulher negra
Literatura infanto-juvenil
Literatura africana
Data do documento: 2016
Resumo: O presente artigo é fruto do subprojeto de pesquisa intitulado “A (des) construção da imagem negativa da mulher negra” que compôs o projeto “Filhas e Netas de África: Imagens de meninas e mulheres afrodescendentes e negras em livros divulgados no Programa A Cor da Cultura/ACDC”. O embasamento teórico tomou a trajetória histórica de luta das mulheres negras no Brasil e nesta, a ideologia do branqueamento, ideologia da democracia racial, bem como os conceitos de gênero e etnia. Assim, foram analisadas as imagens destinadas às meninas e mulheres afrodescendentes ou negras em 02 livros infanto-juvenis na modalidade “animados”: Obax (NEVES, 2010), Doce princesa negra (CIANNI, 2006). A técnica de analise utilizada nessa pesquisa,foi a de analise categorial de Laurence Bardin. Os livros analisados estão colaborando para afirmação da cultura negra, enfraquecendo estereótipos negativos relacionados principalmente ao gênero feminino.
Descrição: SILVA, D. R. da. A (des) construção da imagem negativa da mulher negra: analisando as obras alocadas no programa a Cor da cultura. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10316
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danielli Rodrigues da Silva.pdfDanielli Rodrigues da Silva755.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.