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Título: Sobre teoria do agendamento, gênero e publicidade - uma análise da campanha "Tudo lindo e misturado" da C&A
Autor(es): Santos, Patrícia Nogueira Costa dos
Palavras-chave: Publicidade
Mídia
Agendamento midiático
Gênero
Data do documento: 20-Mai-2016
Resumo: Discutir sobre a capacidade de influência dos conteúdos midiáticos pressupõe apreender as subjetividades, interesses e lógica das rotinas produtivas da esfera comunicacional. Através da teoria do agendamento é possível avaliar como assuntos podem ser pautados pelos mass media para compor a agenda de discussão pública e se tornar presente no cotidiano das pessoas. Este artigo propõe uma análise de conteúdo sobre a campanha Tudo lindo e misturado, da marca C&A e como o tema de identidade de gênero foi abordado. O objetivo é elencar a apropriação pela publicidade de temas agendados pela mídia, especificamente o debate sobre gênero, para agregar valor simbólico à determinada marca ou produto. A investigação partiu dos pressupostos teóricos de Pena (2005); Louro (2013); Bourdieu (2010); Gonçalves (2006); Martins (1997); Charaudeau (2010); dentre outros. O estudo possibilitou permear práticas da publicidade em sua dimensão “pedagogizante”, iniciar estudos sobre gênero, e perceber como a emergência e atualidade do debate sobre essa temática se constituiu elemento apropriado para alavancar a referida campanha publicitária.
Descrição: SANTOS, P. N. C. dos. Sobre teoria do agendamento, gênero e publicidade - uma análise da campanha "Tudo lindo e misturado" da C&A. 2015. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10338
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