Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10363
Título: Pesquisas na endodontia: Estudo bibliométrico
Autor(es): Pontes, Kaiane Tavares
Palavras-chave: Endodontia
Bibliometria
Odontologia
Data do documento: 31-Mar-2016
Resumo: Introdução: No Brasil realiza-se grande número de pesquisas na área odontológica, com atenção para a Endodontia. Esta estuda e trabalha em prol da saúde dos tecidos pulpares e periapicais, de forma a estudar etiologia, diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças relacionadas. Uma das formas de entender a evolução das pesquisas em determinada área do conhecimento é através de métodos que permitam medir a produtividade, como a bibliometria. Objetivos: Realizar um estudo bibliométrico dos resumos da SBPqO, traçando um perfil dos trabalhos publicados. Métodos: Realizou-se um estudo descritivo, analisando os resumos publicados em anais do referido evento. Os trabalhos foram classificados de acordo com ano de publicação; região; estado; instituição; tipo de instituição; objeto, área ou assunto estudado; tipo de estudo; caracterização do estudo; citação de submissão ao Comitê de Ética e Pesquisa; financiamento para realização da pesquisa; agência/órgão de fomento. A coleta foi realizada por três examinadores, que organizaram os resultados em um banco informatizado. Resultados: De um total de 8.381 resumos, 743 (8,86%) foram referentes à área endodôntica, sendo a maioria desenvolvida na região sudeste (66,1%), principalmente no estado de São Paulo (47%). Como assunto mais pesquisado destacou-se “limas, materiais e instrumentos”, com 47,6%. Observou-se maior quantidade de estudos experimentais (66,1%), sendo os do tipo in vitro mais presentes (64,3%). A maioria das pesquisas foi advinda de instituições públicas (73,8%), principalmente de duas instituições específicas: USPB com 14,8% e da UNESP com 13,5% dos trabalhos. Percebeu-se, ainda, uma grande quantidade de estudos realizados sem auxílio financeiro (68,5%). Não houve citação de submissão ao Comitê de Ética e Pesquisa. Conclusões: Constatou-se que existe o interesse científico pela área endodôntica mesmo que em pequena escala. Ao mesmo tempo, observou-se a necessidade de maior incentivo às pesquisas em alguns locais, visto que houve concentração em determinadas regiões e instituições, bem como uma diminuição das pesquisas ao considerar-se os anos analisados.
Descrição: PONTES, Kaiane Tavares. Pesquisas na endodontia: Estudo bibliométrico. 2016. 27p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10363
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Kaiane Tavares Pontes.pdf538.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.