Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10373
Título: Uma análise das ações do Programa Um Milhão de Cisternas Rurais (P1MC) no Sítio Tambor em São José da Mata – PB
Autor(es): Alves, Joselma Ferreira
Palavras-chave: Semiárido brasileiro
Irregularidade da precipitação pluviométrica
P1MC
Cisternas de placas
Data do documento: 24-Mai-2016
Resumo: A escassez hídrica, irregularidade da precipitação pluviométrica, altas temperaturas e solos poucos profundos, com cobertura quase que cristalina, de baixa infiltração, caracterizam o Sítio Tambor distrito de São José da Mata-PB enquanto semiárido. Desta forma, o interesse pelo referido tema surge por se tratar de uma comunidade que sempre apresentou dificuldades para obter água para o consumo diário. Obrigando aos seus moradores ir à busca de água em barreiros, cacimbas, barragens distantes das suas residências, muitas vezes água imprópria para o consumo humano. O Programa Um Milhão de Cisternas Rurais (P1MC) implantado na referida comunidade no ano de 2015, consiste na organização e mobilização de populações rurais, diante da sensibilização social junto às famílias beneficiárias, no sentido de fortalecer processos organizativos para o desenvolvimento de atividades de convivência com o semiárido. Sendo assim, este programa se propôs, desde sua implantação na comunidade, a fazer de uma nova forma de pensar e de agir diante do desafio do desenvolvimento rural cujo objetivo principal se apresenta na construção física de cisternas de placas para captação e aproveitamento de água de chuva através do telhado das residências, e também buscando transpor as barreiras de um imaginário simbólico que permeia ainda uma imagem negativa de convivência com o semiárido brasileiro. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi realizada observações “in loco”, registros fotográficos, aplicação de questionário semiestruturado, bem como leituras referendadas na obra de diversos autores, base científica deste trabalho. A presente pesquisa constatou que a implantação das cisternas de placas do Programa Um Milhão de Cisternas ocasionou avanços para os moradores da comunidade supracitada. Este diagnóstico pode ser verificado em relatos dos moradores beneficiados com os reservatórios que passaram a estocar água de boa qualidade em suas residências deixando de ir buscar água distante de suas casas para o consumo, principalmente de beber e cozinhar, e ainda o aumento da frequência de crianças no ambiente escolar.
Descrição: ALVES, J. F. Uma análise das ações do Programa Um Milhão de Cisternas Rurais (P1MC) no Sítio Tambor em São José da Mata – PB . 2016. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10373
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joselma Ferreira Alves.pdf2.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.