Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10375
Título: Cultura dos dialetos e experiência estética: a sociedade dos mass media, em Gianni Vattimo
Autor(es): Silva, Adelino Pereira da
Palavras-chave: Pós-modernidade
Mass media
Cultura dos dialetos
Experiência estética
Data do documento: 23-Mai-2016
Resumo: O presente estudo trata-se de uma discussão com vistas à investigação em torno da maneira como Gianni Vattimo tece uma reflexão filosófica sobre a “pós-modernidade”. Mediante o pensamento deste filósofo italiano, aponta-se, a partir de suas argumentações em torno do pós-moderno, para a necessidade de se refletir acerca das condições atuais em relação à cultura e da nova forma de compreensão de mundo para a sociedade contemporânea, pois que, conforme Vattimo, se deve pensá-la, em seu conjunto, como algo que não se limita a leituras parciais de seu contexto. Para tanto, recorre-se às interpretações de Vattimo em torno do pensamento de filósofos, tais quais Friedrich Nietzsche e Martin Heidegger, nos quais encontramos bases necessárias para uma crucial compreensão do nosso tempo e, consequentemente, o desdobramento de seus pensamentos filosóficos sobre a temática. Assim, propõe-se uma reflexão sobre as novas experiências advindas com a pós-modernidade, notadamente sobre a atuação dos mass media nessa sociedade, procurando elucidar a nova configuração cultural presente na assim chamada sociedade pós-moderna e, consequentemente, a atuação dos mass media nessa sociedade globalizada, principalmente mediante a leitura da obra A Sociedade Transparente, visando sua proposta de emancipação do pensamento, tendo em vista ser possível apresentar a cultura dos dialetos e a experiência artística presente neste contexto cultural, como sendo característico do que se chamará de uma sociedade dos media.
Descrição: SILVA, A. P da. Cultura dos dialetos e experiência estética: a sociedade dos mass media, em Gianni Vattimo. 2016. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10375
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adelino Pereira da Silva.pdf591.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.