Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10376
Título: O absurdo, a revolta e a vida: sobre a questão se a vida vale a pena ser vivida ou não em O mito de Sísifo e O homem revoltado de Albert Camus
Autor(es): Gonçalves, Simone Gomes
Palavras-chave: Albert Camus
Vida
Absurdo
Revolta
Suicídio
Data do documento: 10-Mai-2016
Resumo: Este estudo sobre o ‘absurdo e revolta sobre a questão se a vida vale apena ser vivida ou não’ objetiva realizar uma análise filosófica sobre os conceitos de Vida, Absurdo e Revolta, da mesma forma que sobre a relação entre estes, no pensamento de Albert Camus; especialmente nas obras intitulada O Mito de Sísifo e O Homem Revoltado. Ambas apresentam conceitos a partir da existência do homem. Segundo o filósofo, em certo momento da sua vida o Homem se depara com o questionamento relativo a se a vida vale a pena ser vivida ou não, o mesmo leva-o ao encontro com o absurdo, que gera desespero e, em alguns casos, vontade do suicídio. Neste cenário o homem percebe que em toda sua vida ele foi rodeado por ilusões, que acabam a partir do momento em que se encontra com o absurdo, produzindo assim um maior questionamento sobre a vida, principalmente diante de guerras, decepções e outros eventos. É exatamente este processo, suas fontes e consequências que serão tratados no presente artigo, com a intenção de, através da filosofia camusiana, aproximar-nos criticamente do questionamento sobre se a vida vale ou não a pena ser vivida.
Descrição: GONÇALVES, S. G. O absurdo, a revolta e a vida: sobre a questão se a vida vale a pena ser vivida ou não em O mito de Sísifo e O homem revoltado de Albert Camus. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10376
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Simone Gomes Gonçalves.pdf416.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.