Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10379
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ribeiro, Larissa Lucena | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-05T23:43:18Z | - |
dc.date.available | 2016-07-05T23:43:18Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 418.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10379 | - |
dc.description | RIBEIRO, L. L. Os fatores do coerência na construção de sentido do gênero textual charge. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante da falta de interesse dos alunos pela leitura, bem como das dificuldades encontradas em relação à compreensão e interpretação dos mais variados textos que circulam socialmente, entendemos o gênero textual charge como uma alternativa de leitura atrativa aos alunos. Pelo uso da linguagem verbal associada a imagem e pela crítica não revelada de maneira explícita. Alguns livros didáticos de português a partir das sugestões de leitura pelos PCNs acerca do estudo das charges em sala de aula como um texto que promove a reflexão crítica, optaram por incluí-las em seus volumes. Desta forma, indagamos se estes livros contemplam os fatores de coerência implicados na construção de sentido das charges. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo geral analisar a abordagem que é dada ao gênero em questão na coleção do livro didático de português do ensino médio, “Vozes do mundo” (2013), e como objetivo específico mostrar que no trabalho de compreensão e interpretação da charge cumpre-se necessário considerar os fatores de coerência para que o gênero em questão realize com eficácia sua intenção sociocomunicativa. A partir da análise percebemos que embora as atividades propostas sejam significativas, elas precisam ser aprofundadas a partir dos fatores de coerência, que entendemos de grande relevância para a construção de sentido do gênero. Para tanto, nos baseamos nas teorias de Beaugrand e Dressler (apud COSTA VAL, 1991) e Koch e Travaglia (1993). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Amasile Coelho L. da C. Sousa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Charge | pt_BR |
dc.subject | Fatores de coerência | pt_BR |
dc.title | Os fatores do coerência na construção de sentido do gênero textual charge | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Larissa Lucena Ribeiro.pdf | 1.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.