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dc.contributor.authorRibeiro, Larissa Lucena-
dc.date.accessioned2016-07-05T23:43:18Z-
dc.date.available2016-07-05T23:43:18Z-
dc.date.issued2016-05-30-
dc.identifier.otherCDD 418.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10379-
dc.descriptionRIBEIRO, L. L. Os fatores do coerência na construção de sentido do gênero textual charge. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractDiante da falta de interesse dos alunos pela leitura, bem como das dificuldades encontradas em relação à compreensão e interpretação dos mais variados textos que circulam socialmente, entendemos o gênero textual charge como uma alternativa de leitura atrativa aos alunos. Pelo uso da linguagem verbal associada a imagem e pela crítica não revelada de maneira explícita. Alguns livros didáticos de português a partir das sugestões de leitura pelos PCNs acerca do estudo das charges em sala de aula como um texto que promove a reflexão crítica, optaram por incluí-las em seus volumes. Desta forma, indagamos se estes livros contemplam os fatores de coerência implicados na construção de sentido das charges. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo geral analisar a abordagem que é dada ao gênero em questão na coleção do livro didático de português do ensino médio, “Vozes do mundo” (2013), e como objetivo específico mostrar que no trabalho de compreensão e interpretação da charge cumpre-se necessário considerar os fatores de coerência para que o gênero em questão realize com eficácia sua intenção sociocomunicativa. A partir da análise percebemos que embora as atividades propostas sejam significativas, elas precisam ser aprofundadas a partir dos fatores de coerência, que entendemos de grande relevância para a construção de sentido do gênero. Para tanto, nos baseamos nas teorias de Beaugrand e Dressler (apud COSTA VAL, 1991) e Koch e Travaglia (1993).pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Amasile Coelho L. da C. Sousapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectChargept_BR
dc.subjectFatores de coerênciapt_BR
dc.titleOs fatores do coerência na construção de sentido do gênero textual chargept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

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