Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1039
Título: Classificação e análise da fertilidade de um neossolo na Reserva Legal Riacho Pacaré, Rio Tinto - PB
Autor(es): Felix, André Amaro
Palavras-chave: Neossolo - análise
Classificação
Fertilidade
Data do documento: 12-Jul-2013
Resumo: Os estudos científicos referentes aos solos se mostram mais direcionados para as áreas agrícolas do que áreas de matas, o que dificulta um melhor conhecimento da fertilidade natural dos solos encontrados nessas áreas. O objetivo dessa pesquisa está direcionado à classificação e avaliação da fertilidade natural de um NEOSSOLO, diagnosticado junto a outras ordens de solo em uma área de preservação ambiental de mata Atlântica de posse da Miriri Alimentos e Bioenergia S/A, denominada Reserva Legal Riacho Pacaré, situada no município de Rio Tinto/PB. A pesquisa de campo nessa área aconteceu no dia 21 de fevereiro de 2011, com a escolha do perfil, levantamento de campo, coleta de seis amostras e análise macromorfológica, realizado após abertura da trincheira. Posteriormente, as amostras coletadas foram submetidas para análises físicas e químicas no laboratório de Física do Solo e de Química e Fertilidade do Solo do Departamento de Solos e Engenharia Rural do CCA/UFPB, Areia/PB. Os resultados revelam uma maior quantidade de areia em todas as camadas e, consequentemente, argila de atividade baixa (Tb) (T < 27 cmolc de argila), características essas que demonstram ser esse solo formado por sedimentos de material aluvial que foi carreado e depositado em forma de camadas. Suas características químicas revelam pH com acidez alta e níveis médios de H++Al+3 e Al+, CTC média, SB baixa, resultante da soma dos teores de Ca2+, Mg2+ e K+ trocáveis e distrófico, por apresentar saturação por bases menor que 50% em todas as suas camadas o que qualifica esse solo como carente em nutrientes básicos. Após a macromorfologia e resultados das análises físicas e químicas, o solo estudado foi classificado de acordo com o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (Embrapa, 2006), até o 4ª nível categórico (sub-grupo), como sendo um NEOSSOLO FLUVICO Tb Distrófico típico (RYbd).
Descrição: FELIX, A. A. Classificação e análise da fertilidade de um neossolo na Reserva Legal Riacho Pacaré, Rio Tinto - PB. 2011. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1039
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - André Amaro Felix.pdfAndré Amaro Felix2.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.