Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10400
Título: A realidade de alunos surdos em duas escolas estaduais na cidade de Monteiro - PB
Autor(es): Viana, Thaise Cavalcante
Palavras-chave: LIBRAS
Alunos surdos
Ensino da língua portuguesa
Data do documento: 2-Jun-2016
Resumo: O presente trabalho se propõe a identificar as dificuldades que os professores enfrentam ao ensinar língua portuguesa para alunos surdos, a partir de um diagnóstico sobre a inclusão desses alunos em duas escolas da rede estadual de ensino de Monteiro – PB. O trabalho baseia-se no percurso histórico do ensino para surdos, em marcos legais como as leis para o ensino de LIBRAS, juntamente com a realidade tanto das escolas quanto das salas de aulas inclusivas da cidade de Monteiro, bem como nos relatos das professoras de Português. Como objetivo geral busca-se diagnosticar a realidade enfrentada por essas duas escolas de Monteiro-PB. Para tanto, elegemos como objetivos específicos: a) compreender como tem sido o tratamento dispensado aos surdos ao longo da história e sua repercussão no processo de ensino-aprendizagem destes sujeitos; b) diagnosticar, a partir da observação in loco, a realidade do ensino inclusivo nas escolas da rede estadual de Monteiro; c) analisar os discursos dos professores acerca dos desafios encontrados na escolarização do aluno surdo. Quanto aos aspectos metodológicos, para a realização desta pesquisa utilizamos dois questionários para que assim pudéssemos colocar os dados reais das duas escolas e mostrar a diferença entre elas. Pelo que pudemos constatar, a partir de nossas observações in loco e do levantamento bibliográfico, na maioria das escolas não existe “essa tal inclusão”, só existe mesmo no papel, na prática ela não acontece e isso é muito prejudicial para os alunos que estão indo para a escola com o intuito de aprender.
Descrição: VIANA, T. C. A realidade de alunos surdos em duas escolas estaduais na cidade de Monteiro - PB. 2016. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10400
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thaise Cavalcante Viana.pdfPDF - Thaise Cavalcante Viana63.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.