Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10408
Título: Uma pesquisa sobre a preparação dos escritórios de contabilidade do município de Sertânia/PE para as obrigações geradas pelo Sistema de Escrituração Digital ( ESOCIAL)
Autor(es): Leite, Camila Marcela Siqueira
Palavras-chave: eSocial
Sistema de Escrituração Digital
Profissionais contábeis
Data do documento: 10-Jun-2016
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar se os escritórios contábeis atuantes no município de Sertânia/PE estão preparados para a geração das informações requeridas pelo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (ESOCIAL). Assim sendo, na metodologia, utilizou-se o método indutivo e a pesquisa exploratória em busca de uma resposta acerca da problemática abordada, empregando meios bibliográficos com o objetivo de apresentar conceitos referentes à mesma através de livros, artigos e legislações que abordam esse assunto. Foi realizada a pesquisa de campo para observar como ocorrem os fatos através de questionário com 13 (treze) perguntas objetivas, o qual foi aplicado em 6 (seis) escritórios contábeis do referido município com os profissionais proprietários. Utilizou-se também a tabulação dos dados em planilha eletrônica Excel e, por meio desta, foram criados gráficos e tabelas. A partir disso, foi possível, com abordagem quantitativa, analisar, interpretar, compreender e explicar o problema em questão. Por fim, concluiu-se que, a maioria dos profissionais entrevistados estão preparados para o novo sistema, embora a classe declarando que sim, pois não existe uma demanda suficiente de empresas na cidade de Sertânia/PE obrigadas ao eSocial.
Descrição: LEITE, C. M. S . Uma pesquisa sobre a preparação dos escritórios de contabilidade do município de Sertânia/PE para as obrigações geradas pelo Sistema de Escrituração Digital ( ESOCIAL) . 2016. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10408
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camila Marcela Siqueira Leite.pdfPDF - Camila Marcela Siqueira Leite77.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.