Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10410
Título: Educação financeira: uma análise do comportamento dos funcionários da escola de referência em ensino médio em Sertânia - PE com relação às atitudes financeiras x planejamento financeiro
Autor(es): Santos, Adriana Cavalcante dos
Palavras-chave: Comportamento financeiro
Educação financeira
Planejamento financeiro
Data do documento: 10-Jul-2016
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo principal identificar o comportamento dos funcionários de uma instituição pública de ensino médio na cidade de Sertânia Pernambuco no que diz respeito às atitudes financeiras e à utilização do planejamento financeiro.Desse modo, o presente trabalho contribui para ampliar a importância e a disseminação da cultura da educação financeira, contribuindo para organização de um planejamento financeiro capaz de garantir um consumo saudável e um futuro equilibrado nas finanças pessoais dos indivíduos, proporcionando orçamentos ajustados de acordo com as suas capacidades financeiras.Para atingir o objetivo proposto, a metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, conduzida por meio de uma análise bibliográfica e pesquisa de campo conduzido através de um formulário estruturado aplicado aos funcionários públicos.De maneira geral, com relação às atitudes financeiras do grupo pesquisado quanto às decisões de consumo, percebeu-se que houve um resultado bem satisfatório, porque a maioria respondeu que realiza suas compras apenas quando tem necessidade, ou seja, compras supérfluas e desnecessárias fogem do orçamento. Embora a maioria dos funcionários possua compras parceladas, sendo grande parte através do cartão do crédito, estes apresentam um nível de endividamento bem equilibrado. Percebeu-se ainda que, apesar da maioria dos pesquisados realizar investimentos, estes não apresentaram um nível satisfatório de conhecimento sobre o mercado financeiro de investimento. Destaca -se também, um perfil conservador dos entrevistados com relação à poupança, o qual é visto como um investimento muito utilizado e conhecido. Cabe destacar que, embora grande parte realize um planejamento financeiro, muitos não apresentaram um nível de conhecimento satisfatório com relação à gerência do próprio dinheiro, apresentando assim um percentual significante (36%) de pessoas que ainda têm dificuldade para planejar suas finanças pessoais.
Descrição: SANTOS, A. C. Educação financeira: uma análise do comportamento dos funcionários da escola de referência em ensino médio em Sertânia - PE com relação às atitudes financeiras x planejamento financeiro. 2016. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10410
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriana Cavalcante dos Santos.pdfPDF - Adriana Cavalcante dos Santos82.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.