Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10420
Título: Nível de evidência dos ativos intangíveis: um estudo no segmento bancos listados na BM&FBO Vespa entre os anos de 2010 a 2013
Autor(es): Souza, Deane de Oliveira
Palavras-chave: Instituições financeiras
BM&FBovespa
Ativo intangível
Data do documento: 6-Ago-2014
Resumo: A globalização e o desenvolvimento das multinacionais foram os principais fatores para a criação de um padrão internacional de contabilidade que facilitasse o processo de consolidação de demonstrações de empresas localizadas em diferentes países. A pesquisa teve por objetivo verificar o nível de evidenciação dos ativos intangíveis no segmento bancos listados na BM&FBovespa, entre os anos de 2010 a 2013, segundo os critérios de especificação exigidos pelo CPC 04 (R1). Realizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem quali-quantitativa, conduzida por meio de uma análise bibliográfica, documental e de levantamento. O universo da pesquisa são as vinte e sete instituições financeiras integrantes da BM&FBovespa. A amostra é composta por oito bancos que foram escolhidas de forma aleatória e não probabilística. Os dados foram extraídos através de consulta ao balanço patrimonial e as notas explicativas de cada instituição analisada. Conclui-se que as instituições analisadas atendem em sua maioria, às normas de divulgação vigentes, no entanto, deixam a desejar quando se referem a alguns critérios de evidenciação estabelecidos pelo o CPC 04 (R1). O Banco do Brasil é o que apresenta o maior índice de divulgação dos ativos intangíveis em seus demonstrativos contábeis.
Descrição: SOUZA, D. O. Nível de evidência dos ativos intangíveis: um estudo no segmento bancos listados na BM&FBO Vespa entre os anos de 2010 a 2013. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10420
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Deane de Oliveira Souza.pdfPDF - Deane de Oliveira Souza87.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.