Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10430
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFernandes, Nícia Maria Gomes-
dc.date.accessioned2016-07-12T15:52:40Z-
dc.date.available2016-07-12T15:52:40Z-
dc.date.issued2015-11-04-
dc.identifier.otherCDD 372.357-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10430-
dc.descriptionFernandes, N. M. G. Gêneros textuais: ferramenta interdisciplinar para abordagem do tema transversal Meio Ambiente. 2015. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo propõe-se a oferecer subsídios aos educadores que almejem estimular a cidadania nos educandos como participação social e política, pois sabemos que a escola precisa rever seu currículo de modo que o mesmo colabore para a formação de cidadãos críticos que exercitem seus direitos e deveres diante das diferentes situações sociais, percebendo-se integrante e agente transformador do ambiente. Aqui traremos sugestões de trabalho específico para o tema transversal Meio Ambiente. Os gêneros textuais artigo de opinião e entrevista darão suporte a essa tarefa pois navegam nos diferentes campos do saber e por sua função argumentativa estimular o desenvolvimento de tais objetivos, tendo em vista que na atual perspectiva de observação dos gêneros textuais estudar gênero é estudar a linguagem como forma de interação social. A reflexão constante nesse trabalho é a seguinte: Quais contribuições cada área do conhecimento pode oferecer para amenizar os problemas ambientais? A proposta é considerar a realidade dos alunos no ensino da Língua Portuguesa (e outras disciplinas) permitindo que estes sejam habilitados não só para a resolução de questões de avaliações, mas um indivíduo capaz de formular soluções para os problemas da comunidade. Para embasar o presente trabalho utilizamos como aporte teórico: Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Língua Portuguesa( 1998 ), PCN-Temas Transversais :Meio Ambiente( 2001 ), Barbosa e Horn ( 2008 ), Carneiro( 2011 ), Marchushi (2008), Dolz,Noverraz,Schneuwly (2004) tal fundamentação contribuiu com o desenvolvimento do Projeto: “Se eu mudo algo muda no mundo!” - Realizado na instituição privada: Escola Ana Nery localizada na cidade de Campina Grande/ Paraíba com a turma do 8 ° ano do fundamental II .pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Francisca Eduardo Pinheiropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectGêneros Textuaispt_BR
dc.titleGêneros textuais: ferramenta interdisciplinar para abordagem do tema transversal Meio Ambientept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nícia Maria Gomes Fernandes.pdf17.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.