Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10448
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLucena, Vanessa Maria Villela-
dc.date.accessioned2016-07-12T16:01:29Z-
dc.date.available2016-07-12T16:01:29Z-
dc.date.issued2015-05-28-
dc.identifier.otherCDD 370.115-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10448-
dc.descriptionLucena, V. M. V. A perspectiva da educação inclusiva numa escola pública municipal de Campina Grande/ PB. 2015. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho monográfico visa refletir sobre quais os espaços que permeiam o conceito de inclusão na escola, como vem ocorrendo a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais em uma escola da rede municipal de Campina Grande/PB e quais as dificuldades encontradas pelos professores no processo de inclusão. Se configura, inicialmente, como uma pesquisa bibliográfica e, posteriormente, como uma pesquisa de campo, cujo objetivo é discutir a formação dos educadores na área de educação especial e analisar as condições de uma escola pública para o atendimento às crianças portadoras de necessidades especiais, a fim de verificar como tem ocorrido o processo de inclusão nas escolas públicas municipais e observar quais as dificuldades encontradas pelos educadores e as alternativas criadas para a superação de tais dificuldades. Baseado em pesquisas desenvolvidas por Aranha (2003), Blanco (2004), Brasil (1998), Cardoso (1995), dentre outros, o estudo discute o conceito e o papel da educação inclusiva, estabelecendo relação entre a realidade escolar no Brasil e o texto legal; aborda a questão do ambiente físico escolar, desde como é o seu planejamento até as barreiras encontradas pelos alunos com necessidades especiais, levando, também, em consideração o currículo, como está sendo a sua adaptação e analisa os questionários aplicados em uma escola pública municipal, em busca de esclarecimentos sobre a real prática inclusiva. O estudo revelou que o campo ainda carece de políticas educacionais que deem conta desse público e que é necessário um maior investimento na formação de professores para que possamos dar conta de uma educação verdadeiramente inclusiva.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Valdecy Margarida da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectPolíticas Educacionaispt_BR
dc.titleA perspectiva da educação inclusiva numa escola pública municipal de Campina Grande/ PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanessa Maria Villela Lucena.pdf750.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.